Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Seminário de Prevenção ao Crime apresenta política da PBH

Cidade de Belo Horizonte com muitos prédios e céu azul.Foto: João Paulo Vale

Seminário de Prevenção ao Crime apresenta política da PBH

criado em - atualizado em
Belo Horizonte se unirá a outros países da América Latina em um esforço conjunto para diminuir em 50% a taxa de homicídios, nos próximos 10 anos. Este é o objetivo da Carta de Intenções que será assinada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com o Instituto Igarapé, durante o 1º Seminário Municipal de Prevenção ao Crime e à Violência. A Campanha Instinto de Vida vai priorizar a prevenção a homicídios na agenda de segurança da cidade.

O evento será realizado no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG), das 8h às 18h, na segunda-feira, dia 27 de novembro. A organização é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Prevenção Social ao Crime e à Violência, da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Durante o seminário, um grupo de 16 especialistas vai tratar de temas como a Letalidade Juvenil; a Prevenção ao Crime e à Violência; a promoção dos direitos das mulheres; e redes locais de prevenção. No encontro, a PBH vai formalizar sua participação na Campanha de Redução de Homicídios na América Latina. 

Também será assinado um protocolo de intenções, no qual o Executivo Municipal se compromete a desenvolver ações de prevenção ao feminicídio e à reincidência criminal. A proposta é ampliar ações de segurança em áreas com índices elevados de violência e fomentar ações de inclusão para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O projeto será desenvolvido simultaneamente em outras cidades do Brasil, na Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Venezuela, países que registram altas taxas de criminalidade violenta.

A campanha é organizada pelo Instituto Igarapé, ONG que atua na integração de agendas da segurança, coleta e apresentação de dados oficiais, e no desenvolvimento de soluções inovadoras a desafios sociais complexos, através de pesquisas, novas tecnologias, influência em políticas públicas e articulação.



Redução da criminalidade em BH

No primeiro semestre de 2017, as ações da PBH, realizadas por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, tiveram resultados expressivos. De janeiro a julho, a cidade registrou uma queda de 22,75% no índice de homicídios consumados e 24,75% nos homicídios tentados, em comparação com o mesmo período de 2016.

A nova política de segurança teve início com o mapeamento das áreas com altos índices de criminalidade e a atuação da Guarda Municipal na prevenção ao crime, como as operações Viagem Segura e Sentinela. Para garantir que esses índices continuem em queda, a PBH aposta no intercâmbio com especialistas e na troca de experiências com a sociedade civil, para fortalecer suas políticas de prevenção.
 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.