PBH capacita servidores para atender população LGBT

Desde 20 de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), vem realizando encontros de formação para os servidores que atendem à população LGBT em situação de rua na cidade. Com o tema “diversidade sexual e de gênero”, a capacitação fornece diretrizes aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.

As cinco reuniões, mediadas pela equipe da Diretoria de Políticas para a População LGBT (DLBT), orientam os psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e demais técnicos da SMASAC sobre os conceitos de orientação sexual, identidade de gênero, preconceito e discriminação. Além disso, as atividades criam um espaço de discussão entre os servidores para traçarem, conjuntamente, estratégias de atendimento às demandas da população LGBT nos serviços da assistência social.

O psicólogo Leonardo Tolentino, analista de políticas públicas da DLBT, destaca a importância da realização de capacitações contínuas para os trabalhadores do SUAS em BH. “O preconceito e a discriminação são fatores de vulnerabilidade social. Muitas pessoas se encontram em situação de rua por terem sido alvo de sucessivas violações de direitos. É essencial qualificar o atendimento dos servidores da PBH para interromper o ciclo de violência no qual essas pessoas estão inseridas”, afirmou.

O evento contou com a presença de Sônia Syssy Kelly, ativista social e militante pelos direitos humanos das pessoas LGBT em situação de rua. Sônia pondera que a presença dos usuários dos serviços durante os encontros contribui significativamente para a criação de soluções assertivas. “Foi uma estratégia muito inteligente, uma vez que somente o público-alvo dessa política pode dizer de suas impressões sobre o serviço que vem sendo prestado”, reforça Sônia.

A ação faz parte de um trabalho contínuo realizado pela Prefeitura de qualificar o atendimento dos técnicos com relação às especificidades dessa população. Os encontros atendem ao que foi estabelecido pela Política Municipal Intersetorial para Atendimento à População em Situação de Rua (PPSR), decreto municipal que tem como princípio o atendimento humanizado, universalizado e a promoção do respeito às singularidades de pessoas e grupos.

Capacitação: Diversidade Sexual e de Gênero

Diretrizes para o atendimento à população em situação de rua

Datas: 20 e 27 de novembro; 4, 11 e 15 de dezembro de 2017

Horário: das 13h30 às 17h30