Grupo de trabalho inicia Plano Municipal do Idoso

Quatro mulheres que fazem parte do Grupo de Trabalho para a construção do Plano Municipal do Idoso: Jucilene Carneiro Moreira, coordenadora do serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias da SMASAC; Nádia Sueli, representante da Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova Jeaninne Lima - representante da Diretoria Regional de Saúde Venda Nova; Silvânia de Souza Gomes, representante da Diretoria Regional de Saúde Pampulha.Foto: Zaíra Magalhães/PBH

Grupo de trabalho inicia Plano Municipal do Idoso

No dia 15 de dezembro, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (Av. Afonso Pena, 1.212), as Secretarias Municipais de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC); de Saúde (SMSA) e de Educação (SMED) reuniram-se no grupo de trabalho técnico “O Longeviver e a Pessoa Idosa - Política, Programas e Serviços Públicos”.

O encontro foi realizado para sistematizar o diagnóstico das ações de atendimento à pessoa idosa realizadas pelas três Secretarias. Na atividade foram elencados os programas e projetos direcionados aos idosos, destacando as boas práticas e sugerindo melhorias naqueles que apresentavam falhas na execução.

Estiveram presentes na reunião os servidores da PBH com atuação na coordenação de programas e serviços relacionados à política de atenção à pessoa idosa.  A Diretora de Políticas para a Pessoa Idosa, Geisa Moreira, informa que esse grupo de trabalho foi criado para compreender a real situação dos serviços oferecidos para os idosos, com vistas à construção do Plano Municipal do Idoso. O Plano será elaborado no próximo ano, com a participação das diversas Secretarias Municipais e a contribuição da sociedade civil, através do Conselho Municipal do Idoso (CMI-BH).

Novos encontros serão realizados antes da finalização do Plano, contando com a participação de representantes da sociedade civil. “Essa conversa nos ajuda a entender o que está sendo feito e evita a sobreposição de ações entre as Secretarias. Os encontros nos permitem pensar projetos que sejam conjuntos, e que cada pasta entenda o que a outra está fazendo. Assim, vamos estabelecendo o que é ou não viável, canalizando bem os recursos, executando os serviços de forma adequada e atendendo da melhor forma a demanda da população idosa”, finaliza Geisa.