Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



COP-BH integra órgãos públicos em ações para período chuvoso

Sala com mais me 40 computadores, a maior parte deles ligados e com pessoas trabalhando. Na Parede, um grande telão com imagens. No alto do telão, os dizeres: Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte.Foto: Divulgação PBH

COP-BH integra órgãos públicos em ações para período chuvoso

criado em - atualizado em
Dezembro começou com um volume de chuvas acima do normal. Somente nos quatro primeiros dias do mês a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SUPDEC) registrou 349 ocorrências, e em apenas uma regional da capital choveu 292 milímetros, o que corresponde a 91% da média histórica para o mês de dezembro que é 319,4 mm.


Esse cenário deixa a cidade em estado de alerta, pois os riscos de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos são potencializados pela intensidade e volume das chuvas. Neste período, porém, Belo Horizonte contou com a atuação integrada dos órgãos da Prefeitura para enfrentar essas situações e minimizar os impactos das ocorrências na cidade. 

 

Desde a identificação da situação até o restabelecimento da normalidade, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) atua no enfrentamento de situações emergenciais. A distribuição de responsabilidade de cada órgão da Prefeitura no período chuvoso são definidos no Plano de Contingência para Enfrentamento de Desastres no Município de Belo Horizonte. O documento, elaborado pela Defesa Civil, conta com a participação de todas as instituições municipais que compõem o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC).
 


Durante a tempestade 

A atuação de diferentes órgãos e secretarias da Prefeitura frente às chuvas, na primeira semana do mês de dezembro, é um exemplo de aplicação prática do Plano de Contingência. A ação conjunta tem início com o monitoramento e a emissão de alertas de chuvas fortes, com raios e ventos pela Defesa Civil, que foram imediatamente compartilhados pelo COP-BH com todos os órgãos em operação na cidade.


A partir daí, agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal, BHTrans e Polícia Militar são posicionados em áreas já mapeadas para monitoramento visual e para atuar em casos de alagamentos, alertando motoristas e sinalizando as vias. 

 

O Centro Integrado de Operações distribui as demandas e informa para as instituições, em tempo real, as ocorrências. Ao fim de cada evento climático, o trabalho continua com as ações coordenadas de resposta e recuperação da cidade. Com o acompanhamento e apoio do COP-BH, equipes da Defesa Civil vistoriam locais com risco de desabamento, servidores da limpeza urbana recolhem acúmulo de entulho e lixo e desobstruem vias e bocas de lobo. Já os agentes da manutenção trabalham na identificação de buracos e realizam a recuperação de ruas e avenidas. Com o trabalho coordenado e integrado, a cidade volta à rotina rapidamente, mesmo após um grande volume de chuvas.

 

Para Geórgia Ribeiro Rocha, diretora do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, “o COP é uma importante ferramenta de gestão inteligente da cidade, por reunir num mesmo espaço diversos órgãos que atuam de forma coordenada na resposta aos problemas em tempo real. Mas o mais importante é que o COP nos dá a tranquilidade e a certeza de que temos pessoas olhando e cuidando 24 horas da nossa cidade e que estarão a postos para agir, preservando a vida das pessoas e minimizando danos materiais”, disse.


Mais que atuar durante as chuvas, o trabalho do COP-BH é um esforço coletivo que começa antes mesmo do período chuvoso. O trabalho se inicia com a troca de informações com a Defesa Civil e a atuação preventiva de todos os envolvidos com a atualização e mapeamento de áreas alagáveis,  identificação de áreas com bocas-de-lobo entupidas, podas e supressões de árvores com risco de queda, limpeza de córregos e vistorias e áreas de risco.
 


Centro Integrado de Operações

Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), o COP-BH reúne instituições como Guarda Municipal, BHTrans, Defesa Civil, SAMU, Fiscalização, SLU, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Copasa, CEMIG, GASMIG, entre outros órgãos, que são fundamentais para o funcionamento da cidade.


O COP-BH é um ambiente integrado e monitora aproximadamente 1600 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da capital. O COP-BH monitora o trânsito da cidade, coordena os atendimentos aos acidentes de trânsito e as ações de segurança municipal, como a operação Viagem Segura, que visa prevenir a ocorrência de roubos aos usuários de transporte coletivo.


O órgão também é responsável pelo planejamento integrado da atuação dos órgãos nos eventos culturais e esportivos que acontecem na cidade. 

 

 

27/12/2017. COP-BH. Fotos: Divulgação/PBH

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.