Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Dia Mundial da Anta

Anta com filhote - Foto Suziane FonsecaFoto: Suziane Fonseca

Dia Mundial da Anta

criado em - atualizado em

Hoje, dia 27 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Anta. A espécie, de nome científico Tapirus terrestris, é o maior mamífero terrestre brasileiro, chegando a medir mais de dois metros de comprimento, mais de um metro de altura e podendo pesar até 250 kg. 

No Brasil, seu nome popular é usado como sinônimo de estupidez, ou seja, um "xingamento". Mas, na verdade, esse animal não tem nada de estúpido. É dócil, inteligente e importante para as florestas, pois, ao se alimentar de uma grande variedade de frutos, acaba contribuindo para a dispersão das sementes e para a manutenção da biodiversidade dos biomas onde vive – Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Atualmente, de acordo com as Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas de Extinção (IUCN, 2008 e ICMBio, 2014), essa espécie é classificada como “vulnerável”.

No Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de BH existem quatro indivíduos dessa espécie, sendo 1 fêmea e 3 machos. No momento, somente a fêmea pode ser vista pelo público, pois os machos estão em recintos separados no Setor Extra da Seção de Mamíferos.

Quem são eles?

  • “Estrela”: nasceu na FZB-BH em 12 de junho de 1992; 
  • “Vadinho”: chegou à FZB-BH em 01 de julho de 2003, vindo de um criadouro conservacionista localizado em Poços de Caldas, MG;
  • “Porã”: nasceu na FZB-BH em 18 de setembro de 2006.  Seu nome, de origem indígena, significa belo, bonito;
  • "Piá”: nasceu na FZB-BH em 16 de setembro de 2013. É filho de “Estrela” e “Vadinho”. Seu nome, de origem indígena, significa menino, garoto, guri.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.