Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



PBH alerta ambulantes sobre trabalho infantil no Carnaval

Membros de um bloco de carnaval toca instrumentosmusicais; um pouco atrás, mais de trezentas pessoas acompanham; mais ao fundo há a presença de um caminhão de som.Foto: Divulgação/PBH

PBH alerta ambulantes sobre trabalho infantil no Carnaval

criado em - atualizado em

A entrega das credenciais para os ambulantes que se cadastraram para trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte 2018 será realizada de 22 a 24 de janeiro, pela Belotur, no antigo Largo da Saideira. Na ocasião, conselheiros tutelares estarão presentes para orientar os vendedores sobre como lidar com crianças e adolescentes durante o trabalho nas ruas, no período de carnaval.

 

 

As informações repassadas aos ambulantes serão relativas a temas como exploração e abuso sexual de menores, trabalho infantil, venda e consumo de bebidas alcoólicas por crianças, adolescentes e jovens. Dez mil panfletos com informações e detalhes sobre as questões serão distribuídos aos vendedores nos três dias de credenciamento.

 

“Essa orientação tem o objetivo de sensibilizar esses profissionais, informando-os de que o trabalho para pessoas menores de 18 anos é proibido e destacando as consequências negativas de expor esse público a situações de riscos relacionados à atividade laboral, principalmente em megaeventos”, afirma Andréa Passos, gerente de ações estratégicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

 

A gerente destaca que o desgaste físico e emocional, os desaparecimentos, a exposição à violência sexual e exploração do trabalho são as principais consequências da presença de crianças acompanhando seus responsáveis durante o trabalho. “Por isso, é importante que os menores não estejam presentes. Caso eles queiram participar da festa, é necessário que haja um adulto responsável exclusivamente pela criança, que não esteja trabalhando nas barracas”, completa.

 

O combate à venda e ao consumo de álcool por menores de idade também será tema da orientação. Mais de 10% dos atendimentos realizados pelo SAMU no Carnaval de 2017 foram de pessoas menores de 18 anos, sendo que boa parte estava relacionada ao consumo de álcool e outras drogas. Vale salientar que a venda ou doação de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes é proibida e passível de penalidade.

 

 

Denúncias

Denúncias de violações de direitos podem ser feitas para a Guarda Municipal ou no Disque 100.

 

O plantão do Conselho Tutelar, que funciona das 18h às 8h, aos finais de semana e feriados, também receberá denúncias durante o carnaval. Telefone: 3277-1912

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.