“BH Sem Racismo” promove capacitação para guardas municipais

Oito integrantes da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial ministram formação para cerca de cem guardas municipaisFoto: Rafael Araújo/PBH

“BH Sem Racismo” promove capacitação para guardas municipais

A prefeitura, por meio da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, promoveu, nos dias 18 e 25 de janeiro, um encontro de capacitação de agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte. O objetivo é qualificar os guardas para o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa contra povos e comunidades tradicionais. A ação faz parte da campanha “BH Sem Racismo”, lançada pela prefeitura em novembro de 2017. Além da equipe da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), o evento contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e de comunidades indígenas, ciganas e quilombolas da capital.

Makota Kizandembu, diretora da DPIR, lembra que é dever dos servidores trabalhar ativamente no combate ao racismo. “É preciso que servidores identifiquem e compreendam verdadeiramente o que é o racismo e como ele viola direitos e corpos. Precisamos tornar BH mais igualitária e mais humana”, ressalta a diretora.

O secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino, defendeu a importância do diálogo aberto e trabalho em conjunto com outras pastas com o objetivo de potencializar o alcance e a efetividade do trabalho dos servidores de segurança do município. “Capacitar os guardas nesse tema é investir nos homens e mulheres que têm a missão de cuidar das pessoas da cidade. O evento foi muito importante porque deu voz às comunidades tradicionais de matriz africana, indígena e cigana”, completa o secretário.

As atividades promovidas pelo “BH Sem Racismo”, desenvolvidas em conjunto pelas secretarias de Assistência Social e Segurança e Prevenção, serão realizadas até novembro desse ano, com diversas ações em todo o município.