Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Uma aventura animal

Técnicos explicam sobre répteis a cidadãosFoto: Suziane Fonseca/PBH

BH em Pauta: Uma aventura animal

criado em - atualizado em

Que tal fazer uma visita mediada a recintos de animais no zoo da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH)? Ou, quem sabe, integrar uma incursão por uma trilha interpretativa? Você pode, também, participar de gincanas, atividades sensoriais e jogos educativos. Essas e outras atividades fazem parte da agenda do Serviço de Educação Ambiental (SEA) da Fundação. 
 

Em 5 de junho passado, Dia Mundial do Meio Ambiente, a FZB-BH completou 26 anos. Com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e uma sociedade em harmonia com a natureza, a instituição desenvolve serviços como o SEA.


O lema é agir hoje visando ao amanhã, já que, conforme explica o biólogo da Fundação, Humberto Mello, o trabalho educativo possibilita ao público o desenvolvimento de apreço, admiração, respeito, compreensão, cuidado e preocupação com a natureza: “A FZB, assim como outras instituições relacionadas, tem papel fundamental para a proteção da biodiversidade e para a preservação da fauna e flora ameaçadas de extinção, dentro dos quatro pilares de ação, que são a educação, lazer, pesquisa e conservação”.
 

Humberto afirma que a programação ambiental na FZB é diversificada e contempla o mais variado tipo de público, como famílias, alunos da educação infantil, do ensino médio e até de universidades. “Levamos ao conhecimento dos visitantes os cuidados que a instituição tem com o bem-estar de seus animais, o manejo, o cultivo e a importância das plantas de nossa coleção, fazendo-os entender nosso real papel na conservação da natureza”, detalha.

 

Para o professor do Centro Universitário UNI-BH, Júnio Damasceno de Souza, que recentemente acompanhou os alunos de duas turmas do curso de Ciências Biológicas aos bastidores de recintos da Fundação, a visita contribuiu para a formação dos alunos. “Ir a um lugar como esse é importante para acrescentar o conteúdo dado em sala, já que trabalhamos com a disciplina ‘Conservação e manejo de vida silvestre’“, justifica. Júnio ressalta que é relevante para os alunos e futuros biólogos conhecerem mais de perto uma possível área de atuação profissional. 

 

Técnicas e cuidados



Após as visitas, o professor fez questão de registrar a impressão dele. “Eu gostei, achei que atendeu às expectativas. A visita aos bastidores e áreas de manejo dos animais, onde podemos vê-los mais de perto, realmente é sensacional. O espaço da FZB é muito agradável. O curso foi elogiado pelos alunos. Espero que futuramente haja outros” conta.

 

Opinião partilhada pelo visitante Wande de Oliveira. Para ele, os zoológicos e instituições ambientais são importantes, principalmente para os animais ameaçados, pois são locais que empregam as técnicas e cuidados necessários para a sobrevivência das espécies. “Neste sentido, todo o trabalho educativo que é realizado é necessário e relevante”, comentou.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.