Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Ações de luta contra a Aids integram aniversário da cidade

Técnica de saúde separa preservativos e material informativo contra a Aids, foto ilustrativa. Foto: Divulgação PBH

Ações de luta contra a Aids integram aniversário da cidade

criado em - atualizado em
No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado na sexta, dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) vai trabalhar em várias frentes para conscientizar a população da cidade. Serão oferecidos testes rápidos contra o HIV, oficinas sobre sexo seguro, entre outros serviços. 

O uso do preservativo é, ainda, a maneira mais segura de evitar a transmissão sexual do HIV; por isso, serão distribuídos nos eventos e estão disponíveis em todos os centros de saúde da capital. 

Além das ações voltadas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, começam na sexta-feira, dentro das comemorações dos 120 anos de BH, os mutirões em parceria com hospitais para realização de exames e procedimentos de prevenção da gravidez.
 


Atividades

  - Das 9h às 16h – Luta contra a Aids
Evento aberto ao público
Local: Parque Municipal Américo Renneé Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.377 - Centro)
A Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas atividades: foram disponibilizadas oito tendas para realização de testes rápidos para HIV; oficinas de sexo seguro e redução de danos com Labirinto das Sensações (local em que as pessoas recebem informações sobre o uso da camisinha de forma divertida), além de distribuição de material informativo e preservativos. Haverá testes contra o HIV com utilização de saliva.  

 - Das 13h às 17h – II Seminário de prevenção combinada e lançamento da Profilaxia pré-exposição sexual ao HIV (PrEP) 
Evento voltado para profissionais da saúde e movimentos sociais (ONG’s que atuam na luta contra Aids)
Local: Auditório da PBH  (Av. Afonso Pena, 1.212, Centro).
 

- Das 19h às 22h – Blitz da Prevenção
Evento voltado ao público em geral
Local: bares e boates da região Centro-Sul
Serão distribuídos preservativos e material informativo para a luta contra a Aids.
 


Exames e atendimento

Os exames para diagnóstico do HIV, das hepatites virais e da sífilis estão disponíveis nos 152 centros de saúde, no Centro de Testagem Sagrada Família (rua Joaquim Felício, 141) e no Centro de Testagem Centro-Sul (rua Carijós, 528, 5º andar). 

A capital conta ainda com cinco serviços especializados em infectologia para atendimento de pessoas vivendo com HIV (CRT-Orestes Diniz, CTA/SAE-Sagrada Família, URS-Centro-sul, H. Eduardo de Menezes e UNIFENAS).



Mutirões e exames

A SMSA, por meio do Hospital Metropolitano Odilon Behrens, e em parceria com Hospital Sofia Feldman, promove mutirões para realização de exames e procedimentos de prevenção à gravidez (inserção de DIU e cirurgia de vasectomia). 

O mutirão do Odilon Behrens será realizado no Núcleo de Cirurgia Ambulatorial e Hospital Dia (rua Joaquim Felício, 111, Sagrada Família), nos dias 1, 2 e 9 de dezembro. Serão realizadas endoscopias digestivas, colonoscopias e fibronasoscopias. Os pacientes serão encaminhados via central de marcação da SMSA e também via controle interno do Núcleo de Cirurgia Ambulatorial. No total, serão realizados 120 exames. 

Já no Hospital Sofia Feldman (Rua Antônio Bandeira, 1060 - bairroTupi),  o mutirão será realizado do dia 1 ao dia 15 de dezembro. Serão 60 procedimentos de inserção de DIU e 60 cirurgias de vasectomias. Os pacientes serão encaminhados via centros de saúde. 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.