Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Baile e oficinas marcam o Dia Mundial da Pessoa Idosa

Baile e oficinas marcam o Dia Mundial da Pessoa Idosa

criado em - atualizado em

Uma semana inteira com programação e atividades voltadas para o público da terceira idade. Assim será celebrado, em Belo Horizonte, o dia 1º de outubro, o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa. Na segunda-feira, dia 2, às 9h, na Prefeitura (Av. Afonso Pena, 1212 – Centro) uma solenidade irá marcar o lançamento do Plano de Ação de Políticas para a Pessoa Idosa e a Carta de Compromisso pela Valorização da Pessoa Idosa.

 

Já na quinta-feira, dia 5, as festividades irão acontecer no Centro de Referência para a Pessoa Idosa (CRPI - Av. Dom Pedro II, 3250 - Jardim Montanhês). A programação do local inclui palestras, debates, apresentações musicais, de dança, teatro e desfiles de peças em tricô, além do tradicional Baile, com músicas ao vivo.

Ações e serviços

Em Belo Horizonte, a Diretoria de Política para a Pessoa Idosa (DPEI) é o órgão que tem a competência de coordenar a implantação da Política Municipal do Idoso, instituída pela Lei Municipal 7.930 de 1999. Cabe à DPEI propor e implementar programas, serviços e ações afirmativas, na rede municipal e junto a entidades parceiras, que visem a promoção e defesa dos direitos dos idosos, além da sua inserção na vida econômica, política, cultural e social do Município.

 

Além disso, no campo da Assistência Social há atividades voltadas para a proteção social ao idoso, seja ela básica ou especial, através de uma rede de acolhimento e atendimento direcionada a esta população. Equipamentos do Programa BH Cidadania oferecem programas dedicados exclusivamente aos idosos nos campos do lazer, entretenimento, saúde, qualidade de vida, esporte, sociabilidade. Há também um trabalho importante para o fortalecimento dos laços familiares, fomentando o convívio comunitário e o respeito às pessoas mais velhas, que acontecem principalmente nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

 

A Prefeitura proporciona, ainda, acesso direto a mais de 20 mil idosos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), o que representa hoje 5,8% da população idosa. No programa federal Bolsa Família, gerenciado pelo município, há cerca de 1.600 idosos beneficiários. 

 

Ainda no campo socioassistencial, a PBH dispõe de 910 vagas para o serviço de acolhimento institucional em unidades com característica domiciliar que oferecem alimentação, atendimento médico, psicológico e assistencial. Há também projetos como o Cuidador de Idosos, que garante atendimento domiciliar para idosos semidependentes e dependentes, disseminando práticas de autocuidado.

 

No campo da cultura e educação, os idosos também são beneficiados por programas municipais que incentivam a inserção comunitária e familiar através de eventos, comemorações, cursos para transmissão do conhecimento e preservação da memória e da identidade cultural.

 

Um outro equipamento importante criado pela PBH para a promoção do envelhecimento ativo é o Centro de Referência da Pessoa Idosa. Inaugurado em 2009, no bairro Caiçara, o espaço funciona de maneira intersetorial, por meio de parceria com demais secretarias municipais, como Saúde e Educação e ainda em conjunto com organizações do terceiro setor, como Sesc, além de Universidades, como a FUMEC e Newton Paiva. O objetivo é oferecer serviços e programas voltados para a promoção do envelhecimento digno, ativo e saudável.

 

Atualmente, o espaço atende cerca de 1200 frequentadores mensais. No local, são disponibilizadas quase 21 atividades entre cursos, oficinas e palestras que visam a socialização, a inclusão, a convivência intergeracional e a melhoria da qualidade de vida e elevação da autoestima da pessoa idosa. As atividades físicas da Academia da Cidade e Vida Ativa, além dos cursos de teatro, pintura, artesanato e violão estão entre as atividades mais procuradas pelos idosos.

Programação da Semana de Valorização da Pessoa Idosa

 

Dia 1º/10 - das 10h às 13h

Atividade de abertura 

Casa do Baile - Av. Otacílio Negrão de Lima – Pampulha

 

Dia 2/10 - 9h

Lançamento do Plano de ação de políticas para a pessoa Idosa e assinatura da Carta compromisso com a população de Belo Horizonte

Prefeitura de Belo Horizonte - Av. Afonso Pena, 1212 - Centro

 

Dia 3/10 - das 13h30 às 17h

Tarde da pessoa idosa: palestras e oficinas

Centro de Referência da Juventude – Rua Guaicurus, 50 - Centro

 

Dia 4/10 - das 9h às 12h

Plenária ampliada do Conselho Municipal do Idoso

Rua Tupis, 149 – 10º andar – Centro 

(Atividade voltada aos conselheiros)

 

Dia 5/10 - das 9h às 17h 

Dia do Idoso no Centro de Referência da Pessoa Idosa

Entrada pela Rua Perdizes, 336 - Caiçara

 

Dia 6/10 - das 9h às 12h

Blitz na Feira do Programa Espaço da Cidadania: palestras e oficinas

Av. Bernardo Monteiro, esquina com Av. Brasil

 

Data: 7/10 - 18h30

Serenata para a pessoa idosa

Centro Cultural do Padre Eustáquio - Rua Jacutinga, 821 - Padre Eustáquio

 

Veja também

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.