Belotur divulga ordem dos desfiles das Escolas de Samba

Mais de trinta membros da Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, campeã do Carnaval de Belo Horizonte de 2017, tocando instrumentos musicais; a fila da frente tem quatro membros com chocalhos. Foto: André Fossati

Belotur divulga ordem dos desfiles das Escolas de Samba

A ordem dos desfiles das Escolas de Samba do Carnaval de Belo Horizonte 2018 já foi definida. O sorteio ocorreu na última quarta-feira, dia 17 de janeiro, na sede da Belotur, com a presença dos representantes das Escolas de Samba da capital.  Os desfiles acontecem na avenida Afonso Pena, no dia 13 de fevereiro, terça-feira, na seguinte ordem:

19h: Afoxé Bandarerê

20h: Grêmio Recreativo Escola de Samba Bem Te Vi

21h: Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Vale

22h: Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim

23h: Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova

0h: Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperavi de Ouros

1h: Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada

Evoluções

Uma das novidades para 2018 é o aumento no valor da subvenção destinada aos grupos. As escolas de samba do Grupo A recebem R$ 75 mil; as do Grupo B, R$ 37,5 mil; e os blocos caricatos o mesmo valor, R$ 37,5 mil. Os valores representam um aumento de 50% em relação ao investimento realizado em 2017.

A estrutura na avenida Afonso Pena receberá vários incrementos, como a pintura da rua na cor branca, que valoriza as fantasias e adereços, a instalação de um cronômetro visível na avenida, melhorias na estrutura de som e na iluminação do espaço, arquibancadas com mais conforto. A proposta é investir em todas as frentes para que a experiência final seja a melhor possível para quem desfila e para o público, gerando um legado para os anos seguintes.

O regulamento de 2018 também inova ao estabelecer, desde já, a vigência, a partir de 2019, de uma dinâmica de acesso e rebaixamento das escolas entre Grupo A e Grupo B, estimulando uma competição saudável que resulte na qualificação dos desfiles a cada ano.

Outro aspecto importante, previsto ainda no regulamento, é a abertura de espaço para o surgimento de novas Escolas de Samba e Blocos Caricatos, um ingrediente com potencial para trazer inovação e renovação para o Carnaval.

Somados à iniciativa da Prefeitura, os investimentos do setor privado têm contribuído para esses avanços. O Carnaval de Belo Horizonte 2018 tem o patrocínio da Skol, parceira há cinco anos da folia na capital, e da Uber, nova apoiadora da festa na cidade.

Campeã de 2017

A Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova foi a campeã do Carnaval de Belo Horizonte de 2017. Com o prêmio a agremiação tronou-se pentacampeã. Em rosa e azul, a Acadêmicos de Venda Nova levou muita gente para representar o enredo "Sonhos de Toninho Veterinário, o Mestre-Sala dos Animais". A escola levou um prêmio de R$ 50 mil. Estrela do Vale ficou em segundo, levando R$ 25 mil. E a Escola de Samba Cidade Jardim ficou em terceiro lugar com premiação de R$ 12,5 mil.

Os quesitos avaliados foram bateria, samba-enredo, enredo, conjunto harmônico, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e desempenho do mestre-sala e da porta-bandeira.