Belotur premia vencedores do Arraial de Belo Horizonte

Quadrilha junina São Gererê, pentacampeã do Concurso de Quadrilhas do Arraial de Belo Horizonte, se apresentanto. Foto: Tamires Martins

Belotur premia vencedores do Arraial de Belo Horizonte

O Teatro Francisco Nunes, localizado no Parque Municipal, receberá evento de premiação dos vencedores do Arraial de Belo Horizonte 2017. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 19h. A quadrilha São Gererê, vencedora do Grupo Especial, recebe um prêmio no valor de R$ 14.000,00. Já a vencedora do Grupo de Acesso, Grupo Recreativo e Cultural Arraial do Kossaco, vai levar para casa o prêmio de R$ 12.000,00.

A quadrilha vice-campeã do Grupo Especial foi a Associação Cultural de Quadrilha Fogo de Palha, seguida da Quadrilha Junina Fulô de Laranjeira e do Grêmio Cultural São Mateus. Elas recebem, respectivamente, prêmios de R$ 12.000,00, R$ 10.000,00 e R$ 8.000,00. No Grupo de Acesso, o vice-campeão Núcleo Folclórico Mineiro Forró Alegre dos Cata-Latas ganhará R$ 10.000,00. Quadrilha Pipoca Doce, que ficou em terceiro lugar, leva o prêmio de R$ 8.000,00 e o Grêmio Recreativo Cangaço Mineiro, que ficou em quarto lugar, R$ 6.000,00.

Durante a premiação, a União Junina Mineira fará a entrega do troféu São João Festeiro, que elenca os destaques do Arraial de Belo Horizonte 2017. Quadrilhas que disputaram o concurso estadual também receberão os troféus no evento.

Quesitos de julgamento do concurso municipal

Os quesitos julgados foram: a) Conjunto, ou seja, o "todo" da apresentação, a forma geral e integrada de apresentação como Grupo de Quadrilha Junina, o alinhamento, a espontaneidade, criatividade, empolgação, vibração, agilidade e vigor dos participantes; b) Coreografia, que compreende a execução dos passos, passos tradicionais juninos, ocupação uniforme do espaço e ritmo da música e da dança; c) Caracterização adequada à festa junina mineira e de acordo com o estilo e a criação do grupo de quadrilha. Foi levada em consideração a originalidade e a criatividade dos materiais utilizados na confecção do figurino, valorizando a harmonia das cores e o conjunto. d) Marcador, sua desenvoltura durante a apresentação, entrosamento com o grupo e com o público, firmeza e convicção na marcação dos passos, criatividade; e) Casal de Noivos: animação, simpatia, harmonia do casal, entrosamento do casal entre si, com a quadrilha e com o público.

Premiação do Arraial de Belo Horizonte 2017
Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal