Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Curso ensina ferramentas de administração

Vendedora Fabíola Godin de Vargas, sentada em frente ao computador.Foto: Divulgação PBH

BH em Pauta: Curso ensina ferramentas de administração

criado em - atualizado em

Os recursos de informática são ferramentas praticamente indispensáveis à gestão de negócios no mundo de hoje. Com o objetivo de ressaltar a importância da tecnologia e estimular o uso dela para otimizar as funções administrativas, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), promoveu, no bairro Confisco, na região da Pampulha, o curso “Ferramentas de Tecnologia da Informação para Gestão Empresarial”, voltado para pequenos empreendedores de diversas áreas.
 

Pela primeira vez na história, o conteúdo deixou de ser ministrado na unidade do bairro Ipiranga, da Prodabel. O curso ocorreu na própria comunidade, a fim de facilitar o acesso à informação para o público-alvo. Por duas semanas, 15 alunos receberam orientações sobre diversos serviços. A atividade foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Confisco. A formatura da primeira turma está marcada para terça-feira, dia 10 de outubro.
 

Edição de textos, criação e uso de planilhas, montagem de slides e utilização da internet para divulgação das atividades foram algumas das ferramentas apresentadas aos alunos. O funcionário da Prodabel Henrique Carvalho Branquinho, da gerência pedagógica dos cursos de inclusão digital, foi o responsável por ministrar o curso. “Estamos diante de um mundo cada vez mais conectado, mas ainda temos muitas pessoas que não utilizam um computador na hora de gerir um negócio. O curso nasce justamente com este propósito, de auxiliar os microempresários a modernizar as atividades. Os alunos aprendem a usar as ferramentas que vão alavancar os negócios”, explica Carvalho.
 

A vendedora Fabíola Godin de Vargas aponta que o curso serviu como uma forma de organizar as finanças dela. “Hoje eu consigo analisar valores e as economias. Isto é importante para o empresário, principalmente para que ele possa controlar a entrada e saída de dinheiro.” Artesã e vendedora de bolo de pote, Valdete Gonçalves de Oliveira acredita que os ensinamentos vão abrir novos horizontes. “Antes desse curso, eu tinha medo de arriscar, agora aprendi a calcular até o gás que eu gasto.”
 

Já para Reginaldo Cardoso, dono de um trailer do ramo alimentício no bairro Santa Terezinha há 16 anos, a oportunidade surgiu como forma de retomada do crescimento: “’Minhas vendas despencaram quase 60% nos últimos meses. Com a ajuda do curso, acredito que vamos mudar para melhor, porque ter organização é muito importante.”
 

Devido à aprovação dos participantes da primeira turma, a Prodabel já iniciou o estudo de viabilidade para levar o conteúdo para outros pontos da capital.

 

 

10/10/2017. Curso de Planilhas. Fotos: Divulgação/Prodabel

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.