BH em Pauta: História de escola é registrada em livro

Mais de cinquenta pessoas assistem a jogo de capoeira em local coberto.Foto: Divulgação PBH

BH em Pauta: História de escola é registrada em livro

No ano em que a Escola Municipal Professor Pedro Guerra (EMPPG) – localizada no bairro Mantiqueira, na região de Venda Nova – completa 36 anos de existência, um livro que resgata a história dela está sendo impresso para distribuição à comunidade escolar: “Resgate da memória da Escola Municipal Professor Pedro Guerra” registra os eventos didáticos e sociais junto à comunidade escolar do Mantiqueira e bairros vizinhos.

De autoria de Joviano Gonçalves dos Santos, com colaboração de Paulo Roberto Rimsa de Miranda, o livro - que tem 76 páginas, sendo 20 dedicadas a fotos – relata a história da escola desde a inauguração até os dias atuais, com enfoque no pioneirismo dela. A cerimônia de lançamento da obra aconteceu no dia 30 de setembro passado, com a presença de diversas personagens citadas no livro. Na ocasião, foram distribuídos os 100 primeiros exemplares. Uma nova tiragem vai atender a toda a comunidade escolar.

O pioneirismo da escola vem desde o ano de inauguração, em 1981, quando a Pedro Guerra já ofertava o ensino de 5ª a 8ª série, o que não acontecia nas outras escolas da área. Assim, a unidade tornou-se um polo de formação de 1º grau.

Em 1992, a escola implantou o antigo 2º grau, atualmente ensino médio, ofertando cursos profissionalizantes de Técnico de Informática e Eletromecânica. O ensino médio foi extinto em 1999 em todas as escolas municipais do país, ficando essa formação sob a responsabilidade do Estado.

Um dos destaques do livro é a mobilização da Pedro Guerra, em 1997, para combater a dengue, que surgia como epidemia em Venda Nova e em Belo Horizonte. Professor de língua portuguesa e autor do livro, Joviano dos Santos ressalta essa exemplar interação dos profissionais da escola com a comunidade: “Esta é a tônica da obra, desde os primeiros anos de funcionamento da escola até os dias atuais. Assim, sentimos que todos fazemos parte dessa história.”

A obra relata ainda trabalhos pedagógicos dos professores e produção de livros com participação dos alunos: “Cada Página uma História (Crônicas, cartas e poesias)”, de 2015, e “Minas Gerais, Deixa que te Conto (crônicas e poesias)”, de 2016.

Rede municipal de educação

Entre os ex-alunos da Pedro Guerra está a jogadora de vôlei Érika, ex-Minas Tênis Clube e Seleção Brasileira, que foi treinada na escola pelo professor de educação física Gerson Oliveira. As atrizes Rosana Dias e Elina de Souza, figuras conhecidas na cena teatral de BH, também estudaram nela.

Em Venda Nova, a rede municipal de educação está presente com um total de 32 escolas municipais, sendo uma de ensino especial, e 14 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) - além de dez creches conveniadas que integram a rede parceira.

20/10/2017. Livro resgata pioneirismo de escola de Venda Nova que completa 36 anos. Fotos: Divulgação/PBH