Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Tancredão Ampliado

Dois servidores da construção civil trabalham em cima de cavaletes na ampliação do Centro de Referência da Pessoa IdosaFoto: Antônio Rodriguês/PBH

BH em Pauta: Tancredão Ampliado

criado em - atualizado em

Popularmente conhecido como “Tancredão”, o Centro de Referência da Pessoa Idosa, na região Noroeste de Belo Horizonte, passa por reformas para ampliação da capacidade de atendimento e da oferta de atividades. Com custo de aproximadamente R$ 375 mil, a obra começou no início de maio deste ano e é executada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A previsão de término é no segundo semestre de 2017.

Segundo a engenheira da Sudecap e fiscal do contrato da obra, Letícia Guerra, o escopo dessa fase consiste na construção do novo bloco de vestiário e do bloco de atividade, com as instalações hidrossanitárias, hidroelétricas e acabamentos que são pinturas das novas edificações, reboco, colocação de azulejo e piso cerâmico.

O novo vestiário é um espaço de 61 m², com três banheiros: um feminino, um masculino e outro com acessibilidade. Além de vasos sanitários e lavatórios, o vestiário também contará com chuveiros nas instalações. 

Já o novo bloco de atividades é um espaço de um pavimento no total de 135 m², com duas salas, um cômodo para depósito, um bebedouro e mais três banheiros, sendo um deles também adaptado aos portadores de necessidades especiais. 

Para melhor adaptação do espaço ao público-alvo, uma obra também será executada paralelamente pela Sudecap, com a construção de uma passagem de 405 m², com acessibilidade às novas edificações e também uma pista de cooper, também de 405 m².

O Tancredão é um local já consolidado e cumpre um papel social importante, sobretudo no atendimento humanitário oferecido aos idosos. Para a analista de políticas públicas do Centro de Referência da Pessoa Idosa, Márcia Marília Figueiredo, a nova obra garante a manutenção dos espaços de convivência para as pessoas na terceira idade e vai aumentar a oferta dos serviços que antes “esbarravam” na falta de espaço físico adequado. “Esta reforma trará uma transformação desse espaço, porque vamos ampliar a nossa capacidade de atendimento e de inclusão social. As atividades do Centro ajudam a trazer empoderamento à pessoa idosa”, avalia Márcia.
 


O Espaço

27823760433_b3f25ddfc2_z.jpg



Atualmente, o “Tancredão” atende cerca de mil idosos, sendo aproximadamente 300 pessoas por dia. O local foi inaugurado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2009. Com 18 mil m², o espaço conta com quadra coberta para atividades esportivas e eventos, área externa, 12 banheiros e salas de multiuso, informática e de recepção. 

As atividades fornecidas são Academia da Cidade, atividades físicas com o Programa Vida Ativa, ginástica, aulas de dança sênior, dança oriental (Lian-Gong), dança livre (Larutan), biodança, turmas de teatro, aulas de voz e violão, aulas de pintura, artesanato e bijuterias, além da alfabetização de jovens e adultos.

Moradora do bairro Padre Eustáquio e frequentadora do espaço, Sheila Aparecida Matozinhos, de 65 anos, diz ir ao local quatro dias da semana, há três anos, para as aulas do EJA: “Sou frequentadora desde que abriu. O que eu mais gosto é o baile ‘E Hoje (quinta-feira) é Dia!’. Não perco por nada. Mas a maior transformação que o Centro me trouxe foi eu ter conseguido parar de fumar, com as atividades físicas.”
 


Localização


Oficialmente batizado como Centro de Referência da Pessoa Idosa Vereador Sérgio Ferrara, o popular “Tancredão” está situado na Rua Perdizes com Avenida Pedro II, 3.250 (entrada pela Perdizes), no bairro Caiçara, regional Noroeste de BH. O funcionamento do espaço é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.