Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Usuário do CRAS, idoso é exemplo de autonomia

Idosos com as mãos para cima fazendo exercícioFoto: Avanilton de Aguilar /PBH

BH em Pauta: Usuário do CRAS, idoso é exemplo de autonomia

criado em - atualizado em

Um senhor de 81 anos com a vitalidade digna de um jovem. Assim é Aristides Mendonça da Conceição, membro do colegiado da Escola Municipal Milton Campos, onde estuda à noite no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de conselheiro da Assistência Social e representante dos usuários do CRAS Mantiqueira no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). 
 

No CRAS, o senhor Aristides participa dos encontros do Serviço de Fortalecimento de Vínculos para Idosos uma vez por semana, nas tardes de quinta-feira, e da oficina de fisioterapia promovida quinzenalmente pelo Centro de Saúde Mantiqueira nas instalações do equipamento
 

Além desses compromissos, Aristides Conceição ainda é voluntário na Escola Milton Campos. Responsável por cuidar da horta, ele prepara os canteiros, planta, produz adubo orgânico e ainda ajuda as professoras e os alunos ensinando este saber que foi aprendido na vida na roça. Aristides conta que, quando mudou para o bairro Mantiqueira, há 46 anos, no terreno da escola Municipal Milton Campos era um campo de futebol.
 

Depois que entrou para o EJA, há cerca de três anos, o idoso descobriu capacidades que nem sabia que tinha. O domínio da leitura foi a mais importante conquista que o EJA lhe trouxe e que o capacita a ir a qualquer lugar, sem depender da ajuda de ninguém. “Só escrevo a letra cursiva, mas já leio de tudo. Eu achava que cavalo velho não aprendia a marchar”, comemora o experiente aluno, que está concluindo o nível básico do EJA. 
 

 Viúvo há três anos, seu Aristides tem três filhos, quatro netos e um bisneto, e encontra na equipe e colegas do CRAS Mantiqueira a amizade que precisa. “Quando chego, as meninas querem saber se já almocei, se lanchei”, relata ele, referindo-se às técnicas que atendem aos usuários no equipamento. “Eu me sinto muito feliz em conviver com o pessoal da comunidade do CRAS Mantiqueira, lutando por sua melhoria. O Serviço de Convivência é meio caminho andado para quem quer saber da importância do equipamento para a comunidade, pois tem advogados, psicólogos e encaminhamentos para solução de todos os problemas da comunidade”, explica ele.

 

Idosos, crianças e adolescentes 

 

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Mantiqueira é um dos três equipamentos do tipo existentes na região de Venda Nova. Referência para cinco mil famílias do território, o CRAS é responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social, conforme preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Representa, ainda, a principal estrutura física local para a proteção social básica, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias, seus membros e indivíduos por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF). 
 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários desenvolvido no CRAS Mantiqueira se divide em grupos de idosos, crianças e Adolescentes. Nesse serviço são ofertadas atividades como passeios, palestras e oficinas diversas. O espaço do CRAS é disponibilizado ainda para uso dos grupos da saúde, reuniões regulares de fisioterapia e higiene bucal, além oficinas de alimentação. 
 

A gerente do CRAS Mantiqueira, Renata Aparecida Evangelista, avalia que o serviço permite a acolhida e o desenvolvimento da autonomia dos usuários. “Em inúmeros casos, é nítida a progressão do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O grupo relaciona-se como uma família, dentro de um espaço de cuidado, troca de experiência e informação. O senhor Aristides, por exemplo, se tornou protagonista de sua própria história. Hoje ele é visto como referência dentre os demais participantes do grupo e na comunidade do bairro Mantiqueira”, completa ela. 
 

O CRAS Mantiqueira fica na rua Luzia Salomão, 300, bairro Mantiqueira, há cinco anos.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.