A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, juntamente com a Secretaria de Estado do Turismo e o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau são os anfitriões da edição do Experiência Braztoa da Região Sudeste. O evento acontecerá no dia 22 de agosto, das 13h às 19h, no Sebrae Minas (Avenida Barão Homem de Melo, 329). São esperados cerca de 250 participantes, entre agentes de viagem e profissionais do turismo da região.
Depois de ter passado por Recife, Curitiba e Rio Quente, o Experiência Braztoa foi preparado especialmente para o Sudeste, que representou R$ 970 milhões em venda de pacotes das operadoras Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e transportaram 600 mil passageiros, que representaram e R$ 1,48 bilhões em impacto na economia brasileira, segundo dados do Anuário Braztoa 2017.
As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas pelo site da Braztoa. No mesmo endereço eletrônico, os agentes podem se cadastrar nas caravanas rodoviárias, com vagas limitadas, que oferecem transporte gratuito com saídas de Niterói, Volta Redonda, Petrópolis, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Três Rios, Caratinga, Ipatinga, João Monlevade, Juiz de Fora, Pará de Minas, Divinópolis, Itaúna, Varginha, Lavras e Betim.
“É com muito prazer que recebemos este evento em Belo Horizonte, cidade que também tem muito a oferecer aos profissionais de turismo. Temos como cartão-postal o Conjunto Moderno da Pampulha, eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, que colocou a capital mineira em evidência em todo o mundo. Nossa rica gastronomia é também reconhecida mundialmente. Além disso, vale ressaltar que nosso Carnaval é um dos mais surpreendentes do país, arrastando 3 milhões de foliões pelas ruas da cidade”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.
O presidente da Belotur lembra também que uma das atrações da Experiência Braztoa Sudeste é a participação da Quadrilha Junina Forró de Minas, que se destaca por sua ousadia na coreografia e uma cartela de cores em seu figurino, marca registrada do grupo. “A participação de uma quadrilha junina no evento também evidencia outro de nossos produtos turísticos mais importantes, que é o Arraial de Belo Horizonte, evento que coloca a cidade como um dos cinco destinos mais importantes do país durante os festejos juninos”, conclui Malab.
Outro diferencial do evento, em busca do fomento do turismo local, é o Encontro de Negócios, das 10h às 12h, quando os operadores Braztoa recebem as empresas de turismo locais, como hotéis, receptivos, transfers, entre outros. A proposta é que essas colaboradoras possam mostrar seus diferenciais e fazer cada vez mais parte da formatação de pacotes das operadoras associadas à entidade.
Os agentes serão recebidos com um brunch oferecido pela Argentina, com música e gastronomia típicas. Eles terão acesso a uma gama de produtos das principais operadoras de turismo do Brasil, o que lhes permitirá conhecer as últimas tendências de destinos e viagens.
Ao longo da tarde, poderão vivenciar diferentes experiências de diversos pontos do mundo, por meio de atrações interativas. Uma verdadeira viagem sensorial que pode ser iniciada na Colômbia, passando por Pernambuco, chegando ao exotismo da Tailândia. Na programação ainda haverá atividades do Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
O evento também inclui uma palestra sobre inovação ministrada por Benício Oliveira Filho, com o título: “O mundo dos negócios esta mudando”, que aborda a inovação no turismo e como as empresas do setor podem absorver a cultura renovadora das startups. O palestrante é expert no mercado de tecnologias há mais de 20 anos, pós-graduado em Teologia pela PUC-SP, MBA em Estratégia Econômica em Negócios pela GV.
“Estamos muito felizes em realizar o Experiência Braztoa, pela primeira vez, em Belo Horizonte, uma cidade muito importante para o emissivo e receptivo de passageiros para destinos do Brasil e do mundo. Sabemos da força da região Sudeste e também de todo seu potencial de crescimento, por isso queremos estar cada vez mais perto dos profissionais locais”, explica Magda Nassar, presidente da Brasztoa.
Associados Braztoa participantes: Abreutur, Agaxtur, April Brasil, Asia Total, Global Travel Assistance (GTA), Century Travel, Discover Cruises, Flot Viagens, Flytour Viagens, Françatur, GOL, Lusanova, MMT GAPNET, Norwegian Cruise Line (NCL), New Age, Pomptur, R11 Travel, Raidho, Reed, Schultz Operadora, Snow Operadora, Trade Tours, Transmundi Viagens, Travel Ace, Turnet, Viagens Master e Visual Turismo.
Patrocinadores: Argentina, Colômbia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tailândia.
Parceiros anfitriões: Belo Horizonte CVB, BELOTUR, Prefeitura de Belo Horizonte e Secretaria de Turismo de Minas Gerais.
Apoiadores: ABAV Nacional, ABAV MG, SEBRAE, GOL, Delta, GTA e Abrasel.
Sobre o Experiência Braztoa
O Experiência Braztoa proporciona conhecimento e vivências únicas para os agentes de viagens, apresentando atrativos de diversos destinos apresentados de forma diferente, por meio de atrações culturais, quizzes ou atividades sensoriais.
Com tantas informações disponíveis na internet, o trabalho de consultoria dos agentes de viagem ganha ainda mais relevância, pois os viajantes estão cada vez mais exigentes.
Criado em 2015, o evento já reuniu mais de 2 mil agentes de viagem e passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Salvador. Em 2017, o Experiência Braztoa já passou pelo Nordeste (Recife - 31/5), Sul (Curitiba - 27/7), e passará por Norte e Centro-Oeste (Rio Quente - 9/8) e Sudeste (Belo Horizonte - 22/8).
Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.
Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.