Carnaval começa neste fim de semana com 17 blocos de rua

Praça da Estação lotada de foliões. Foto: André Fossati

Carnaval começa neste fim de semana com 17 blocos de rua

Começa oficialmente neste sábado, 27 de janeiro, o Carnaval de Belo Horizonte. Dezessete blocos desfilarão no fim de semana, dando início à folia que até 18 de fevereiro levará às ruas da cidade 480 blocos em 550 cortejos. Com o início da programação oficial, já estarão disponíveis neste primeiro final de semana mais de mil banheiros químicos aos foliões. Além disso, os ambulantes cadastrados na Belotur já estarão autorizados a vender bebidas e adereços carnavalescos.

Um dos destaques deste sábado é o bloco Carna Flora, que se concentra às 11h no bairro Floramar, na Regional Norte, na rua José Soares, 147. O bloco foi fundado pela comunidade, com o intuito de mobilizar os moradores do bairro em torno da valorização do espaço público. O Carna Flora é um bloco que une pessoas de todas as idades e ilustra o movimento de descentralização que vem ocorrendo no Carnaval de Belo Horizonte.

No domingo, merece atenção o AfrOdum, que surgiu para participar do desfile oficial do Carnaval. O bloco que estava inativo, volta a desfilar com o propósito de fortalecimento da cultura negra e de suas raízes, discutindo seu papel na sociedade. O bloco se concentra na avenida Brasil 944, em frente ao Colégio Arnaldo, a partir das 14h.

A relação completa dos blocos que desfilam no final de semana pode ser encontrada no aplicativo da Prefeitura, já disponível para Android e iOS ou no site oficial do Carnaval de Belo Horizonte

Carnaval de Belo Horizonte 2018

O Carnaval de Belo Horizonte, que acontece oficialmente do dia 27 de janeiro a 18 de fevereiro, se tornou um dos mais surpreendentes do país. Para este ano, a expectativa é de 3,6 milhões de foliões, 20% a mais que em 2017. Serão cerca de 480 blocos de rua com 550 desfiles.

Entre as novidades estão os nove palcos oficiais distribuídos entre as regionais, descentralizando ainda mais a programação na cidade. Além disso, melhorias estruturais acontecerão na avenida Afonso Pena para o desfile das escolas de samba e blocos caricatos. A avenida será pintada de branco para valorizar as fantasias e adereços, assim como acontece nos sambódromos. No local será instalado ainda um cronômetro para contar o tempo dos desfiles.

Outro aspecto importante, também previsto no regulamento, é a abertura de espaço para o surgimento de novas escolas e blocos, um ingrediente com potencial para trazer inovação e renovação para o Carnaval.