Centro de Esterilização realiza castração de cães e gatos

Fachada do Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro, durante o dia.Foto: Kátia Gaspar/PBH

Centro de Esterilização realiza castração de cães e gatos

Segundo dados do Censo Animal (2016), Belo Horizonte possui aproximadamente 266 mil cães e 78 mil gatos. O Barreiro é a segunda região com maior número destes animais. Cerca de 10% da população domiciliada pode ser encontrada nas ruas sem supervisão de um tutor.

Para inibir o aumento desordenado dessa população e o consequente abandono dos animais, a Prefeitura de Belo Horizonte promove ações de incentivo à guarda responsável e oferece gratuitamente a castração cirúrgica. Além de ser uma importante forma de controle populacional, a esterilização de cães e gatos previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor e a morte precoce causada por doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal.

O Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro é a quarta unidade da cidade e já realizou mais de 5.300 cirurgias desde que foi inaugurada, há dois anos. A unidade localizada na avenida Antônio Praça Piedade, 68, bairro Bonsucesso, faz em média 770 agendamentos mensais. A procura é grande, mas há um alto índice de faltas. “Em função das desistências, deixamos de atender a quem realmente tem interesse”, constata Vitor Dias, gerente de Zoonoses Barreiro. “As faltas ocorrem sobretudo por parte dos moradores de outras regiões da cidade”, observa a veterinária responsável pelas cirurgias, Ingrid Mattos Chiarelli. “Se todos comparecessem, seriam feitos em média 9mil atendimentos por ano”, calcula.

A unidade funciona de 2ª a 6ª feira, das 7 às 16 horas e possui sala de recepção, sala para treinamento e palestras, bloco cirúrgico com três macas, sala de preparação dos animais e espaço para permanecerem no pré e pós-operatório. As cirurgias são agendadas pelo telefone 3246-2044.

Outras frentes

A Prefeitura também possui uma van adaptada para a realização de cirurgias. A equipe da unidade móvel de esterilização percorre diversas regiões da cidade e agenda cerca de 30 cirurgias diárias. Mesmo com o índice de faltas, são realizadas aproximadamente 400 cirurgias de esterilização por mês.

Para inibir o abandono de animais de estimação, a Prefeitura promove feiras de adoção e ações de incentivo à guarda responsável como palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população e a produção de panfletos explicativos.

Unidades de esterilização cirúrgica de animais

Barreiro - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro. Avenida Antônio Praça Piedade, 68, bairro Bonsucesso Telefone 3246-2044.

Noroeste - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste -  Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, bairro Caiçara. Telefone: 3277-8448.

Norte - Centro de Controle de Zoonoses – Rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo. Telefone: 3277-7413.

Oeste - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste - Ria Alexandre Siqueira. 375, bairro Salgado Filho. Telefone: 3277-7576.

08/11/2017. Castração de cães e gatos. Fotos: Kátia Gaspar/PBH