Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Conselho Municipal de Turismo elege vice-presidência

Mais de vinte pessoas sentadas em uma sala, na eleição da vice-presidência do Comtur.Foto: Belotur/PBH

Conselho Municipal de Turismo elege vice-presidência

criado em - atualizado em

O Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Comtur-BH) elegeu, em sua primeira reunião ordinária da gestão 2017-2018, sua vice-presidência: a empresária e ex-secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond. A reunião, que aconteceu na sede da Belotur, na tarde de quarta-feira, dia 20, foi conduzida pelo presidente da Belotur, Aluizer Malab, e contou com a presença do secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, André Reis, e de profissionais da área de Turismo. 

“Belo Horizonte é um destino surpreendente que já possui um calendário turístico e cultural vivo e efervescente. Agora temos que ligar as pontas, trabalhar pactuados para transformar, de uma vez por todas, Belo Horizonte em um destino turístico atraente para todo o mundo”, comentou Malab.

Érica Drumond, além de empresária, é presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG). “Estou sempre à disposição de Belo Horizonte. Farei o que for necessário para aumentar o diálogo entre o empresariado e o setor do Turismo da cidade, junto ao Poder Público”, comenta a vice-presidente do Comtur-BH. Ela destacou a importância da integração entre as entidades de classe, “para não haver sobreposição de trabalho, eventos e datas”.
 

O Comtur-BH


O Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Comtur-BH) foi criado em janeiro de 1997 para deliberar sobre a política municipal de turismo e ações decorrentes dessa política. Os objetivos são promover a governança do turismo na capital mineira com agentes de turismo e fortalecer os elos da cadeia produtiva, fomentando o turismo na cidade e o seu posicionamento como base econômica, propulsora do desenvolvimento local.

É composto por 26 entidades, sendo 11 do poder público, incluindo membros da Câmara Municipal e da sociedade civil de Belo Horizonte.  

Entre as competências do Comtur, estão: o assessoramento ao Executivo na avaliação da Política Municipal de Turismo e na elaboração de planos plurianuais, além da proposição de medidas destinadas a fomentar e democratizar o acesso da população e dos visitantes aos produtos e serviços turísticos; o incremento das receitas provenientes da atividade; e a criação de condições favoráveis para o acesso do setor privado ao mercado.

 

Câmaras Temáticas


O Comtur-BH terá Câmaras Temáticas, com o objetivo de descentralizar a análise de propostas e ações pertinentes às competências e suas responsabilidades. Durante a reunião, foi apresentada a proposta de criação de seis Câmaras Temáticas. 

São elas: 1) Belo Horizonte: Destino Inteligente (plano de inovação no turismo, novas ferramentas de comunicação e uso da tecnologia em benefício do turista); 2) Produtos e Serviços Turísticos (segmentos, territórios, operação turística, apoio à comercialização e turismo de experiência); 3) Dados e Indicadores do Turismo; 4) Turismo MICE (sigla em inglês que quer dizer meetings, incentives, conferences and exhibitions, ou seja, reuniões, incentivos, congressos e exposições); 5) Promoção e Eventos (posicionamento, participação em feiras e eventos, calendário integrado de eventos da cidade, licenciamentos e apoios); 6) Marco Regulatório do Turismo (revisão da legislação, tributos, entre outros).

Uma nova data para reunião do Comtur-BH está sendo definida para outubro.  

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.