Um dos segredos para se alcançar o sucesso, independentemente da área de atuação, é investir nos próprios funcionários. Oferecer cursos de capacitação é apenas uma das ações que podem ser adotadas e que podem render bons frutos.
Pensando nisto, a Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte) promove, há cerca de um ano e meio, um curso preparatório para que os funcionários conquistem a certificação Project Management Professional (PMP) oferecida pela Project Management Institute (PMI), uma organização que dita as melhores práticas para gestão de projetos.
A Prodabel é responsável pela execução dos projetos da Prefeitura de Belo Horizonte que envolvam tecnologia da informação. Com a nova postura, o número de pessoas qualificadas subiu de apenas três quando iniciou-se o curso, para 16 neste ano de 2017. Destes, 12 participaram do curso interno promovido pelo Escritório de Projetos. A superintendente da área, Simone Reis D’Almeida, destaca que o fato de ser realizado dentro da Prodabel desperta o interesse das pessoas e reduz os custos. “O intuito é especializar as equipes para atuar com mais conhecimento das boas práticas de gestão de projetos. Habilidades e atitudes são fundamentais, mas o conhecimento é a base. É comum no mercado que empresas contratarem cursos para certificar seus profissionais, mas conseguimos fazê-lo com instrutores e material didático do Escritório de Projetos, com boa qualidade”, disse.
Já na visão de Pedro Paulo Coutinho, responsável pela coordenação e professor das turmas já realizadas, o aumento no número de funcionários capacitados está diretamente ligado ao compromisso assumido por toda a equipe. “O sucesso na obtenção de uma certificação deste porte exige três vertentes fundamentais: estudo ininterrupto, orientação especializada e prática de simulados. Todos os colaboradores aprovados cumpriram o roteiro sugerido e isso explica o sucesso desta ação na empresa".
Entre os funcionários capacitados está o gerente de Projetos da Prodabel, José Tadeu Freesz. Ele fez questão de ressaltar a importância do conteúdo apresentado durante a capacitação. “A própria preparação para a obtenção para este certificado de nível internacional já fornece um alto grau de conhecimento que, aliado à prática na condução de projetos, nos prepara e aperfeiçoa para o exercício do gerenciamento”, disse.
PMP
O certificado de Profissional de Gerenciamento de Projetos é um dos mais reconhecidos pelo mercado. No mundo, cerca de 370 mil pessoas conquistaram este título oferecido pelo Project Management Institute (PMI), uma organização sem fins lucrativos reconhecida internacionalmente e que tem como objetivo disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos.