Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Dia Internacional contra a Corrupção é comemorado pela PBH

GustavoSeis pessoas ao lado de um cartaz. Ao centro, Gustavo Nassif, ouvidor-geral do Município, e Leonardo Ferraz, controlador-geral do Município, acompanhadod de quatro servidores da Subcontroladoria de Ouvidoria-Geral do Município.Foto: Divulgação PBH

Dia Internacional contra a Corrupção é comemorado pela PBH

criado em - atualizado em

Em celebração ao Dia Internacional contra a Corrupção, a Controladoria-Geral do Município (CTGM) e a Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção no Estado de Minas Gerais (ARCCO-MG) promoveram um evento no domingo, dia 3 de dezembro, na Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi). A ação contou com a presença do controlador-geral do Município, Leonardo Ferraz; do ouvidor-geral do Município, Gustavo Nassif; do superintendente regional do Ministério da Transparência e da CGU, Breno Barbosa Cerqueira Alves; e do secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União – Regional MG, Marcelo Tutomo Kanemaru.

 

O Dia Internacional Contra a Corrupção (celebrado no dia 9 de dezembro) remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003. O tema central das ações da CTGM realizadas no domingo foi a Campanha Nacional #todosjuntoscontracorrupção. O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para o combate à corrupção por meio de ações de conscientização e de projetos educacionais. A campanha é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que reúne mais de 70 órgãos e entidades em funcionamento no país.

 

O evento contou com um ato cívico e com o recolhimento de assinaturas em apoio a temas de Combate à Corrupção. Na ocasião, a Controladoria divulgou os projetos “Aluno Auditor” e “Ouvidor Jovem”, ambos realizações da CTGM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.  O projeto “Aluno Auditor” visa estimular, nas escolas, ações que contribuam para a formação da cidadania ativa, disseminando conhecimentos e práticas de participação e controle social da educação básica. Já o projeto “Ouvidor Jovem” utiliza-se do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública, por meio do qual os alunos contribuem com o aprimoramento das políticas públicas do Município. Os ouvidores jovens são o canal direto de comunicação da comunidade escolar com a Prefeitura de Belo Horizonte.

 

 

Controladoria-Geral do Município

A Controladoria-Geral do Município (CTGM) é o órgão central de controle interno no âmbito da Prefeitura de Belo Horizonte. A CTGM tem como missão institucional a coordenação e articulação das ações decorrentes do exercício das funções de controle auditorial, correcional e social. A atuação da Controladoria-Geral se faz junto aos órgãos da Administração Direta e às entidades da Administração Indireta, tendo como objetivo a aferição constante do controle interno e a sua integração com o controle social.

 

Em novembro de 2017, a Controladoria apresentou o Programa de Integridade instituído por meio da Portaria CTGM nº 019/2017. O Programa é uma ação pioneira no âmbito municipal e será implementado a partir de mapeamento e análise de riscos, com a finalidade de identificar e mitigar as possíveis vulnerabilidades do órgão.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.