Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Drone mapeou Prodabel para construção de cidade inteligente

Imagem aérea da sede da Prodabel, no bairro Caiçara, feita por drone. Local será sede de “cidade inteligente”Foto: Divulgação PBH

Drone mapeou Prodabel para construção de cidade inteligente

criado em - atualizado em

O prédio sede da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), no bairro Caiçaras, região Noroeste da capital, vai se transformar ainda este ano em uma pequena “cidade inteligente”. Trata-se do projeto Laboratório Aberto, a ser implantado  com o objetivo de criar oportunidades para empreendedores que queiram desenvolver trabalhos inovadores de tecnologia.  

 

As obras de adaptação do espaço já começaram, mas o primeiro passo para o projeto foi dado anteriormente pela PBH, com uma atualização nesse semestre do georreferenciamento de todo o terreno da Prodabel – que fica às margens da avenida Presidente Carlos Luz, uma das mais importantes da região. Com o uso de um drone (veículo não tripulado), funcionários da empresa fizeram um mapeamento detalhado da área disponível.


Esse estudo permite um mapeamento preciso da área e, consequentemente, saber qual é a melhor forma de implantar as ações voltadas para o ramo de tecnologia e da inovação. É possível saber, por exemplo, qual é o número de vagas do estacionamento – que será controlado por sensores, mostrando se há vagas disponíveis e a localização delas. “O projeto Laboratório Aberto vai colocar a Prodabel em um novo patamar no mercado. Será uma grande oportunidade para todos os envolvidos”, afirma Leandro Garcia, presidente da empresa.

 

A utilização do drone acelera o processo de conclusão do mapeamento do terreno. Para se ter uma ideia, a geração e a disponibilização de imagens com qualidade pelo drone levariam cerca de três meses para ficar prontas. Com as fotos feitas pelo equipamento, em menos de 24 horas o conteúdo já estava disponível, com precisão. Além disso, o custo da atividade com o equipamento é mais baixo.

 

Neste ano, pelo menos outros dois trabalhos de mapeamento com drones foram realizados pela Prodabel e, em função dos resultados significativos, um grupo de trabalho foi criado e já avalia a possibilidade de implantação definitiva do serviço. Um minucioso estudo sobre o tema está em processo de elaboração e será entregue ainda neste ano. “Certamente trará uma nova realidade, mais ágil e eficiente”, define Antônio Carlos dos Reis Gomes, analista da Prodabel e integrante da equipe. 

 

 

06/11/2017. Imagem aérea Prodabel. Foto: Divulgação/Prodabel

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.