Escola Integrada comemora 10 anos com festival

Mais de 50 crianças do Programa Escola Integrada na Regional Venda Nova assistem a comemoração de 10 anos do programa no Parque Lagoa do Nado.Foto: Welington Guimarães/PBH

Escola Integrada comemora 10 anos com festival

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado recebeu crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação de vários bairros da Regional Venda Nova hoje, 28 de setembro. Eles se reuniram para participar do Festival Regional das Escolas Integradas e do Programa Escola Aberta, ambos da Prefeitura de Belo Horizonte.

Com uma série de intervenções artísticas dos estudantes e dos participantes dos programas, Venda Nova inaugurou a série de festivais que serão realizados até o mês de dezembro. Neste ano, todas as regionais de educação da cidade vão fazer os festivais com  o tema  Educação Integral: uma década de história.

Resultado das iniciativas

Os eventos regionalizados são abertos a toda comunidade, que é convidada a assistir e conhecer um pouco do que é realizado pelo Programa Escola Integrada em todas as 173 escolas municipais de ensino fundamental, contemplando estudantes de 6 a 14 anos. Os festivais permitem, também, que o público observe os resultados do Programa Escola Aberta, que oferece oficinas diversas para todas as idades nos finais de semana.

Para a diretora de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Arminda de Oliveira, essa iniciativa contribui para ampliar conhecimentos e vivências. “Os Festivais culminam parte de um processo educativo que tem como tema integrador, em 2017, os 10 anos do Programa Escola Integrada e os 120 anos de Belo Horizonte. O que esperamos é a  Educação Integral e a cidade em um permanente diálogo”, destacou.

Socialização

Os Festivais Regionalizados fazem parte das ações de socialização entre estudantes, professores, familiares e parceiros do programa. As apresentações das atividades da educação integral para a cidade refletem a consolidação das experiências educativas dos alunos e da integração das escolas com parques, praças, espaços comunitários e educativos da cidade.

Os festivais também proporcionam  uma rede de trocas entre as escolas, viabilizando a circulação dos saberes e possibilitando a adoção de novas práticas entre os participantes. Respeitando a singularidade de cada comunidade, os eventos têm, em comum, o entusiasmo dos participantes refletido em apresentações de música, teatro, literatura, esporte e outras que contemplam as diversas áreas do conhecimento .

Agenda Regional

Parque Municipal Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, bairro Itapoã) ainda recebe o Festival de Venda Nova no sábado, dia 30 de setembro. Neste mesmo fim de semana, dias 29 e 30, o Festival da Regional Pampulha também será realizado no espaço.

O Festival da Regional Nordeste está previsto para acontecer no Parque Renato Azeredo, (rua José Cleto, 601, bairro Palmares).

Os festival das regionais Barreiro, Leste, Norte e Oeste estão previstos para outubro; o da regional Noroeste, para novembro; e o da regional Centro Sul, para dezembro.