Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Escola Integrada comemora 10 anos com festival

Mais de 50 crianças do Programa Escola Integrada na Regional Venda Nova assistem a comemoração de 10 anos do programa no Parque Lagoa do Nado.Foto: Welington Guimarães/PBH

Escola Integrada comemora 10 anos com festival

criado em - atualizado em

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado recebeu crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação de vários bairros da Regional Venda Nova hoje, 28 de setembro. Eles se reuniram para participar do Festival Regional das Escolas Integradas e do Programa Escola Aberta, ambos da Prefeitura de Belo Horizonte. 
 

Com uma série de intervenções artísticas dos estudantes e dos participantes dos programas, Venda Nova inaugurou a série de festivais que serão realizados até o mês de dezembro. Neste ano, todas as regionais de educação da cidade vão fazer os festivais com  o tema  Educação Integral: uma década de história. 

 

Resultado das iniciativas

Os eventos regionalizados são abertos a toda comunidade, que é convidada a assistir e conhecer um pouco do que é realizado pelo Programa Escola Integrada em todas as 173 escolas municipais de ensino fundamental, contemplando estudantes de 6 a 14 anos. Os festivais permitem, também, que o público observe os resultados do Programa Escola Aberta, que oferece oficinas diversas para todas as idades nos finais de semana.
 

Para a diretora de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Arminda de Oliveira, essa iniciativa contribui para ampliar conhecimentos e vivências. “Os Festivais culminam parte de um processo educativo que tem como tema integrador, em 2017, os 10 anos do Programa Escola Integrada e os 120 anos de Belo Horizonte. O que esperamos é a  Educação Integral e a cidade em um permanente diálogo”, destacou.

 

Socialização

Os Festivais Regionalizados fazem parte das ações de socialização entre estudantes, professores, familiares e parceiros do programa. As apresentações das atividades da educação integral para a cidade refletem a consolidação das experiências educativas dos alunos e da integração das escolas com parques, praças, espaços comunitários e educativos da cidade.
 

Os festivais também proporcionam  uma rede de trocas entre as escolas, viabilizando a circulação dos saberes e possibilitando a adoção de novas práticas entre os participantes. Respeitando a singularidade de cada comunidade, os eventos têm, em comum, o entusiasmo dos participantes refletido em apresentações de música, teatro, literatura, esporte e outras que contemplam as diversas áreas do conhecimento .

 

Agenda Regional

Parque Municipal Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, bairro Itapoã) ainda recebe o Festival de Venda Nova no sábado, dia 30 de setembro. Neste mesmo fim de semana, dias 29 e 30, o Festival da Regional Pampulha também será realizado no espaço.

O Festival da Regional Nordeste está previsto para acontecer no Parque Renato Azeredo, (rua José Cleto, 601, bairro Palmares). 

Os festival das regionais Barreiro, Leste, Norte e Oeste estão previstos para outubro; o da regional Noroeste, para novembro; e o da regional Centro Sul, para dezembro. 

 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.