Estacionamento Rotativo no bairro Nova Granada

Placa de Estacionamento Rotativo na Avenida Silva Lobo, durante o dia.Foto: Regional Oeste

Estacionamento Rotativo no bairro Nova Granada

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, implantou, no dia 31 de maio, o Estacionamento Rotativo em algumas ruas do bairro Nova Granada, na região Oeste.

O sistema rotativo multiplica a utilização das vagas físicas para estacionamento de veículos e tem como objetivo ampliar o acesso às áreas de comércio, serviços e lazer, facilitando o estacionamento e melhorando a fluidez no trânsito.

No Nova Granada, foram criadas 220 vagas rotativas, que vão possibilitar que mais de 845 veículos estacionem diariamente, desde que respeitado o tempo de permanência.

As áreas que passaram a contar com o rotativo são:

Segunda à Sexta-Feira das 8 às 18 horas e Sábados de 8 às 13 horas, exceto feriados.

- Av. Silva Lobo entre Avenida Barão Homem de Melo e Rua Canaã – 2 horas;
- Av. Silva Lobo entre Rua Canaã e Rua Coruripe – 2 horas;
- Av. Silva Lobo entre Rua Peperi e Rua Xapuri – 2 horas;
- R. Viamão entre Avenida Silva Lobo e Rua Canaã – 2 horas.

Segunda à Sexta-Feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.
- Av. Silva Lobo entre Rua Xapuri e Rua Garret – 5 horas;
- Av. Silva Lobo entre Rua Garret e Rua Dantas – 5 horas.

Para Patrícia Nascimento, comerciante da região há 17 anos, a notícia da implantação do sistema rotativo de estacionamento é excelente. Os estabelecimentos que não contam com estacionamento particular estavam prejudicados por não comportar o público local. “A Silva Lobo além de ser composta por uma atividade comercial intensa, conta com um grande fluxo de pessoas devido à faculdade e à sede da regional”, explicou. “E a dificuldade em encontrar vagas para estacionar na região acaba afastando os clientes do comércio, impactando negativamente nas nossas vendas”, completou.

Estacionamento Rotativo

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 21.678 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 100.299 oportunidades de estacionamento. A folha do Rotativo custa R$ 4,10 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados. Ela pode ser adquirida nos postos de vendas credenciados, como bancas de revistas, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos comerciais.