Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Estudo realiza medição de altitudes em Belo Horizonte

Mapa hipsométrico de Belo Horizonte em 2015 Foto: Prodabel/Divulgação

Estudo realiza medição de altitudes em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Belo Horizonte é bastante conhecida por seus morros e montanhas. Entre as capitais do Brasil é uma das que possuem maior altitude, a 852 metros do nível do mar. Mas você sabe qual é o ponto mais alto da cidade? E o mais baixo? 
 

De acordo com um levantamento realizado pelo setor de Geoprocessamento da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a variação entre os pontos dentro do município supera a casa dos 800 metros. A Serra do Curral, um dos cartões postais de BH, é o local mais alto. Um dos picos, localizado no Parque do Rola Moça, tem 1.506 metros de altitude. Já o ponto mais baixo está praticamente do outro lado da cidade: o bairro Capitão Eduardo, no encontro do Ribeirão do Onça com o Rio das Velhas, na região Nordeste, fica a 673 metros do nível do mar. 
 

Em relação aos bairros, alguns números apresentados chamam a atenção. O levantamento indica que a região centro-sul é a mais alta. O bairro Mangabeiras está a quase 1.400 metros de altitude, o Belvedere a 1.284 metros. O Baleia, na região leste, onde fica o pico Belo Horizonte e que antes era apontado como local mais alto, está a 1.390 metros. 

De acordo com o estudo, nas outras regionais da cidade a altitude não chega a mil metros. Alguns bairros ficam próximo disso. O Serra Verde, na Zona Norte, está a 943 metros; o Califórnia, na regional Noroeste, está a 988 metros; o Concórdia, na zona Leste, a 928 metros do nível do mar.


Trabalho importante

Além de despertar a curiosidade das pessoas, as informações sobre o território são de extrema importância para o município, já que servem como referência para a execução de diversas atividades. Com elas é possível, por exemplo, identificar áreas passíveis de inundação, planejar a instalação de antenas e radares meteorológicos, realizar estudos climáticos, desenvolver o planejamento urbano de forma mais ampla, entre outras ações.



 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.