Fim de férias animado nas escolas municipais da região Leste

Monitora do Programa Escola nas férias faz pintura facial em criança, outros três garotos observam e aguardam. Foto: Divulgação PBH

Fim de férias animado nas escolas municipais da região Leste

Para muitas crianças que passaram parte das férias em Belo Horizonte, a penúltima semana do mês de janeiro foi marcada por muito aprendizado e lazer dentro das escolas. Por meio do Programa Escola nas Férias, 13 escolas municipais localizadas na região Leste, ofereceram diferentes oficinas e brincadeiras para a garotada aproveitar o ambiente escolar de uma forma lúdica e divertida.

Segundo Gladys Mary Monteiro, diretora da Escola Municipal Monsenhor João Rodrigues de Oliveira, localizada no bairro São Geraldo, o programa é fundamental para fortalecer os laços entre a escola, os alunos e a comunidade. “Nós organizamos dentro dessa estrutura de sala de aula atividades bem lúdicas e divertidas para esse momento de interação das crianças com a escola. Recebemos 200 crianças por dia e oferecemos oficinas de dança, artesanato, teatro, origami, atividades corporais com bambolê, tapete sensório de dança, musicalização, sala de jogo, judô e brinquedos infláveis”.

De acordo com o monitor e professor de dança Felipe Santiago Scaldaferri foram dias de grande lazer e aprendizado para as crianças. “A minha aula foi de Hip-Hop com foco nas danças urbanas. A criançada recebeu bem. Gostaram, aprenderam, e pediram mais. Foi uma ótima experiência”.

O Escola nas Férias foi realizado no período de 22 a 26 de janeiro, das 9h às 16h. Além das diferentes oficinas culturais, esportivas e das brincadeiras, as crianças também participaram de passeios fora da escola, como em parques municipais e no cinema, e ainda receberam três refeições diárias, incluindo o almoço.

Para a aluna Alexia Souza, de 10 anos, da Escola Municipal Israel Pinheiro, localizada no Alto Vera Cruz, o Programa proporcionou um momento de lazer e de reencontro. “Nós fomos ao Parque Municipal e brincamos muito! Lá tem um espaço bem grande e não precisava pagar. Depois voltamos para escola e ainda participamos de oficinas e brincamos nos brinquedos infláveis. Foi muito divertido”.