Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Programa Escola nas Férias oferece atividades de lazer

Dois salva-vidas com camisetas vermelhas e bonés acompanham crianças do Programa Escola nas Férias. Foto: Divulgação PBH

Programa Escola nas Férias oferece atividades de lazer

criado em - atualizado em

Nove escolas da região Centro-Sul de Belo Horizonte abriram as portas de 22 a 26 de janeiro para o projeto “Escola nas Férias”, que proporciona práticas de lazer aos estudantes e à comunidade escolar, contemplando as vivências de jogos e brincadeiras, atividades esportivas e demais práticas culturais durante o período das férias escolares. Ao mesmo tempo, o programa promove a socialização entre as crianças e adolescentes.

 

Desenvolvido este ano pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 159 escolas de nove regionais, o Escola nas Férias articula ações conjuntas das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Esporte e Lazer e da Fundação de Parques e Zoobotânica.

 

A programação é voltada para a comunidade e inclui crianças e adolescentes da comunidade, de 6 a 14 anos, que não estudam nas instituições. Cada escola fez sua programação, de três a cinco dias, em um turno ou tempo integral. Três refeições diárias foram oferecidas às crianças - café da manhã, almoço e lanche da tarde.

 

Além de oficinas e brincadeiras, as crianças participaram de passeios a clubes e sessões de cinemas e teatro. Na segunda-feira, dia 22, na Escola Municipal Mestre Paranhos, no Conjunto Santa Maria, região Centro-Sul, foram oferecidas oito oficinas - três de artesanato, duas de jogos lúdicos e pedagógicos, confecção de um mural com recicláveis, circuito (atividades físicas  com cones, cordas, bolas e bambolês) e  dança - para mais de 100 crianças.

 

Na Escola Municipal Senador Levindo Coelho, mais de 150 crianças participaram na quarta-feira, dia 24, do dia de cinema, com direito a pipoca. “Levamos 175 crianças. De 20 a 30 delas disseram que era a primeira vez que estavam indo ao cinema, o que mostra o número de crianças que não tem acesso a esse tipo de cultura”, observa Mário Lúcio da Silva, coordenador  do projeto na Levindo Coelho.

 

Para as 170 crianças da Escola Municipal Edson Pisani, a quinta-feira, dia 25, foi dia de clube. “As crianças ficam felizes, fazem passeios para lugares que muitas vezes só podem ir com a escola, encontram e se divertem com os amigos. Isso é o mais importante!”, ressalta Floricena Esteva, diretora da Edson Pisani.

 

Rede Municipal

Das 159 instituições da Rede Municipal de Educação participantes do Escola nas Férias, 26 escolas foram da Regional Barreiro; 9 da Regional Centro-Sul; 14 da Regional Leste; 23 da Regional Nordeste; 16 da Regional Noroeste; 19 da Regional Norte; 14 da Regional Oeste; 14 da Regional Pampulha e 24 da Regional Venda Nova.

 

 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.