Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Fórum destaca a importância da inscrição no CAD Único

Tema principal do encontro foi o Benefício de Prestação ContinuadaFoto: Naara Dias

Fórum destaca a importância da inscrição no CAD Único

criado em - atualizado em

O Fórum da Terceira Idade, realizado mensalmente às primeiras segundas-feiras de cada mês na Coordenadoria de Atendimento Regional Leste, aconteceu em novembro no dia 6, e teve como tema principal o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio de um salário mínimo mensal oferecido para quem possui os critérios determinados e está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
 

Segundo a assistente social Cristiane Cedon, da Diretoria Regional de Assistência Social Leste, os mais de 1300 idosos da região Leste poderão realizar a inscrição até o dia 15 de dezembro. “A maior parte deles não possui outra forma de renda na ausência desse benefício, por isso é muito importante a divulgação dessa informação”.
 

O bairro que concentra o maior número de beneficiários na Leste é o Sagrada Família, com 238 pessoas. Deste número, muitos ainda não estão com o cadastro atualizado. Nesse sentido, a Diretoria Regional de Assistência Social Leste promove encontros com idosos na região para repasse de informações, alertas sobre o prazo e suporte no processo de inscrição. 
 

De acordo com a assistente social Evandrea de Souza Ribeiro, o Fórum da Terceira Idade é um relevante espaço para a apresentação dos direitos dos idosos, principalmente porque reúne pessoas que participam de Conselhos Municipais, que discutem temáticas e políticas públicas voltadas para o idoso.
 

Para Nilva Efigênia de Miranda, 77 anos, moradora do bairro Saudade, o Fórum é muito importante para obtenção de conhecimento e aprendizado. “Muitos idosos não têm conhecimento de todos os benefícios que podem usufruir, e, através do Fórum, temos acesso a essa informação”.

 

CAD Único

No ano de 2018, para continuar a receber o Benefício de Prestação Continuada, os idosos deverão realizar o recadastramento no sistema CAD Único. Nele, são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Para receber o benefício, a pessoa deve ter acima de 65 anos e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.