Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Fundação Zoo-Botânica lança aplicativo para smartphones

Mulher de costas usa o celular em frente ao espaço dos elefantes africanos.Foto: Suziane Fonseca/PBH

Fundação Zoo-Botânica lança aplicativo para smartphones

criado em - atualizado em

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), em parceria com a empresa Squadra Tecnologia, lançará, nesta quinta-feira, 15, o aplicativo “Zoobotânica BH”, desenvolvido para auxiliar os visitantes a conhecerem as mais de 200 espécies de animais (entre aves, répteis, mamíferos e peixes) do acervo do Jardim Zoológico; além dos jardins e estufas do Jardim Botânico; e de outras belezas que fazem parte da instituição, como o Aquário do Rio São Francisco e o Jardim Japonês.

 

Com um mapa temático customizado dos espaços da FZB-BH, contendo fotos da fauna e flora da instituição, o usuário poderá realizar uma visita muito mais atrativa e educativa. Segundo a jornalista da Assessoria de Comunicação da Fundação Zoo-Botânica, Flávia Carvalho, o lançamento desse aplicativo é o resultado de um trabalho realizado em conjunto pelas equipes da Fundação, em prol do visitante. “Todo o material utilizado para a criação do aplicativo – mapa do espaço, textos informativos e fotos do acervo de flora e fauna – foi feito pela equipe da Comunicação com a colaboração de técnicos dos departamentos do Jardim Zoológico, do Jardim Botânico e de Educação Ambiental pensando em um melhor atendimento ao público”.

 

 

Fundação Zoo-botânica lança app para smartphones

 

Além do conteúdo informacional educativo, será fácil o visitante se localizar no Zoológico, utilizando o recurso de geolocalização, podendo visualizar, de maneira rápida, quais as atrações estão no seu entorno. A ferramenta, desenvolvida para a plataforma Android e iOS, possui navegação simples e direta e pode ser utilizada por pessoas de todas as idades.

 

De acordo com a gerente de Atendimento ao Público, Gisele Mafra, o aplicativo é uma ferramenta moderna que reúne, em um só lugar, informações e fotos. “O público ganhará agilidade na visita, pois vai poder consultar informações sempre atualizadas do acervo da Fundação”. Gisele também chama a atenção para a economia de recursos naturais e financeiros. “Estamos nos adequando às novas mídias. O aplicativo é mais uma ferramenta para nos comunicarmos com o visitante. Além disso, é uma vantagem produzir menos material impresso. Isso gera uma redução de custos, e sobretudo de recursos naturais”, salienta.

 

O aplicativo, que será um guia de visitação da FZB-BH, foi desenvolvido em parceria com a Squadra Tecnologia por meio do programa Parceiros da Natureza. Responsável na FZB-BH por intermediar essa parceria, Ana Carolina Ribeiro destaca que “o programa Parceiros da Natureza é um instrumento que viabiliza melhorias de infraestrutura, projetos e eventos de forma mais ágil e sem tanta burocracia. Além disso, as parcerias entre órgãos público e privado são uma tendência global para manter espaços públicos em troca de contrapartidas para as empresas privadas”.

 

Para Michel Lotti, gerente de marketing e recursos humanos da Squadra Tecnologia, o aplicativo é resultado da necessidade de se criar uma solução de mobilidade para facilitar o entendimento das principais cidades do Brasil com viés turístico, enxergando um desdobramento natural do produto, que seria a customização para grandes parques, eventos e afins. “Atrelado à vocação da Squadra em ofertar para o mercado soluções tecnológicas inteligentes que focam na prestação de serviço ao usuário final, e ao fato de sermos uma empresa genuinamente mineira, com sede em BH, vimos no Zoológico um parceiro ideal para o projeto”, explica.

 

Vale ressaltar que o aplicativo “Zoobotânica BH” pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e da Apple Store. A dica é que, antes de sair de casa, o visitante instale o aplicativo para facilitar a visualização das informações quando chegar à Fundação Zoo-Botânica.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.