Presente em todas as linhas do transporte público por ônibus de Belo Horizonte, o Jornal do Ônibus é uma mídia de sucesso e estratégica para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a BHTrans por gerar um relacionamento diário e estreito com os cerca de 1,4 milhão de passageiros da cidade.
O Jornal do Ônibus veicula notícias de trânsito e transporte, projetos executados pela PBH, campanhas de saúde, concursos públicos, eventos culturais, manifestações religiosas e diversos serviços gratuitos prestados à população por instituições públicas e privadas, sempre sem cunho político ou comercial, o que o transforma em um jornal de serviços.
Em 2001, a BHTrans e a Polícia Civil de Minas Gerais, através da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, fizeram uma parceria para publicar no Jornal do Ônibus fotos de pessoas desaparecidas. De 2013 a 2016, o Jornal do Ônibus ajudou a Divisão a localizar 4.638 pessoas, sempre com a colaboração dos passageiros. Neste ano, até agosto, pelo menos 814 pessoas foram localizadas. Funcionários da Divisão informam que o número pode ser ainda maior, porque é comum algumas pessoas retornarem para casa e o registro de localização não ser feito.
Para a delegada da Polícia Civil Maria Alice Faria, a divulgação dos cartazes de pessoas desaparecidas no Jornal do Ônibus é um importante serviço prestado à sociedade e à própria Polícia Civil. “Os cartazes são vistos por diversas pessoas nos ônibus devido à grande circulação de passageiros. A polícia agradece a parceria e pede a todos que ajudem na divulgação."
A colaboração e a solidariedade dos passageiros do transporte público são fundamentais nessa campanha que o Jornal do Ônibus realiza em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais.
Em 2002, a seção Gentileza Urbana, do Jornal do Ônibus, deu início à publicação das sugestões enviadas pelos próprios passageiros do transporte coletivo de Belo Horizonte, citando o nome do colaborador. Nesse espaço são relatados exemplos de comportamento das pessoas dentro do ônibus, sobre a prática do respeito mútuo e da convivência social. A interatividade com o público é grande e os exemplos divulgados contribuem para melhorar as viagens a partir da mudança do comportamento dentro deste espaço público que é o ônibus.
Desde 2009, os internautas também podem ler todas as edições do Jornal do Ônibus, atual e passadas. Confira no link.