Museu da Moda promove aulas abertas de moda e design

Fachada do Museu da ModaFoto: Ricardo Laf/PBH

Museu da Moda promove aulas abertas de moda e design

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, por meio da Fundação Municipal de Cultura, o projeto “Aula Aberta”, no Museu da Moda. Em outubro, as aulas acontecem nos dias 4, 18 e 25, sempre das 19h30 às 21h. São aulas gratuitas, ministradas por professores das principais universidades da cidade, abertas a todos os interessados em moda e design. A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio de pesquisas, informações e conhecimentos relacionados à moda entre a sociedade civil e acadêmica da cidade. Não é necessário realizar inscrições. Haverá distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.

O projeto se destina aos estudantes que pretendem cursar futuramente uma graduação, pós- graduação ou curso técnico de Design de Produtos, Moda, Design de Interiores, Design Gráfico ou Design de Joias. Os interessados terão a oportunidade de assistir as aulas das instituições mais renomadas de Belo Horizonte.

Por meio do projeto, pretende-se aumentar a visibilidade de faculdades e universidades especializadas em Moda e Design em Belo Horizonte, dando a oportunidade para interessados e público geral conhecerem mais sobre o conteúdo dos cursos superiores, a cultura de cada instituição de ensino, bem como seus docentes e discentes. Além disso, o projeto “Aula Aberta” tem como objetivo, estreitar os laços entre os espaços do museu com pesquisadores e estudantes destas áreas.

Projeto Aula Aberta

Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-4384

PROGRAMAÇÃO – OUTUBRO 2017

DIA 4 DE OUTUBRO, DAS 19h30 ÀS 21h

Instituição convidada: UNA

Professora: Geanneti Tavares Salomon

Conteúdo: Aula “A tipologia de Marcel Martin sobre Figurinos”. Marcel Martin, em sua obra “A linguagem cinematográfica”, classifica os figurinos de acordo com a seguinte nomenclatura: realistas, para-realistas e simbólicos. Criar figurinos e analisar criticamente obras cinematográficas sob esse aspecto pressupõe um conhecimento teórico específico sobre a área e a tipologia do autor colabora para esse entendimento.

DIA 18 DE OUTUBRO, DAS 19h30 ÀS 21h

Instituição convidada: UEMG

Professora: Liliane Cruz

Conteúdo: Aula “A cor no design de interiores”. A importância das cores na elaboração dos projetos tem sido cada vez mais pesquisada por arquitetos e designers de interiores. Antes de elaborar o projeto cromático para os ambientes de trabalho é fundamental conhecer os requisitos e as necessidades do espaço considerado e das pessoas que o ocuparão, bem como os princípios científicos e os resultados psicológicos relacionados.

DIA 25 DE OUTUBRO, DAS 19h30 ÀS 21h

Instituição convidada: UNA

Professora: Flávia Virgínia

Conteúdo: Diretor de arte. Será esta minha futura profissão? A estilista Flávia Virgínia é professora do curso de pós-graduação em Direção Criativa em Moda da Una (a única pós de moda em BH) e irá explicar a matriz curricular deste curso que tem como objetivo introduzir o aluno no universo da direção de arte em moda, aprofundando aspectos essenciais para a compreensão desta função, sua abrangência na concepção de uma marca ou conceito e o desenvolvimento de projetos em cada uma das áreas envolvidas em sua realização.