Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Odontolândia faz homenagem ao Dia do Cirurgião Dentista

Cerca de onze crianças sentadas ao redor de duas mesas tendo um dente de brinquedo à frente; de pé, duas orientadoras acompanham a atividade.Foto: Divulgação PBH

Odontolândia faz homenagem ao Dia do Cirurgião Dentista

criado em - atualizado em

Papéis, tecidos, linhas, colas, massa para biscuit, garrafas pet e embalagens diversas ajudaram a compor as oficinas educativas com crianças da Rede Municipal de Educação, em homenagem ao Dia do Cirurgião Dentista. A data foi comemorada na quarta-feira, dia 25 de outubro, com atividades do circuito “Odontolândia”, que aborda o cuidado e as orientações com ênfase na saúde bucal de maneira lúdica, criativa e participativa. 

 

Organizado pela Coordenação da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte, o evento aconteceu no Centro de Referência da Juventude e contou com a presença de cerca de 400 estudantes, com idades entre 6 e 11 anos. As oficinas tiveram como monitores os próprios profissionais de saúde bucal da Rede SUS-BH. Por meio de jogos,foram abordados temas como: dentição, alimentação saudável, higiene bucal e doenças que podem acometer a boca.

 

A Odontolândia tem o objetivo realizar oficinas que despertem o cuidado em saúde bucal e capacitar a comunidade para que cada participante se torne um multiplicador de orientações e hábitos em saúde bucal. A programação contou com apresentação do grupo de mobilização social da SMSA, Mobiliza-SUS, aula de Lian Gong e Academia da Cidade. Os profissionais explicaram que a saúde dos dentes não significa apenas um sorriso bonito, mas a falta de cuidado com a boca e com os dentes podem causar ou piorar problemas no coração, infecções respiratórias e até osteoporose.

 

O pequeno Rian Gleverson, estudante de 9 anos da E. M. Helena Abdalla, foi conhecer o espaço e participar das oficinas.“Aprendi que a gente não pode escovar muito forte e que precisamos escovar direitinho, cada cantinho da boca”, disse. Em outra oficina, as crianças vibravam com um jogo de perguntas e respostas. A aluna Beatriz de Oliveira da Silva, da Escola Municipal George Ricardo Salum, gostou da dinêmica. "Eu acertei e ganhei até uma lembrancinha”, comemorou.

 

“O melhor público para dissipar a informação é a criança. Ela sai daqui e eu tenho certeza de que vai cumprir essa missão, junto à família, onde ela mora, na escola. Acho que foi dada a largada para um tanto de professorzinhos passar a informação adiante”, avalia a coordenadora de Saúde Bucal, Camila Palhares.

 

Em Belo Horizonte, o atendimento de odontologia acontece nos Centros de Saúde e também três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e as UPAs Norte e Oeste. São 397 dentistas da Atenção Primária (Centros de Saúde), 171 técnicos de saúde bucal e 332 auxiliares de saúde bucal. Na atenção primária, é feito o controle de doenças bucais com usuários de todas as idades. Quando necessário, depois de concluir o tratamento na atenção primária, o usuário é encaminhado para uma das unidades do CEO.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.