Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



PBH cria Câmara de Fomento para selecionar projetos da Lei

PBH cria Câmara de Fomento para selecionar projetos da Lei

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou no Diário Oficial do Município (DOM) do último sábado, 28, a portaria SMC 001/2017, que é o regulamento para a eleição dos membros representantes do setor cultural para composição da nova Câmara de Fomento à Cultura Municipal. O grupo eleito será responsável pela análise e seleção dos projetos culturais inscritos para obtenção de recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A partir de agora os membros da Câmara de Fomento receberão uma gratificação pela análise dos projetos.

 

As inscrições de candidatos para o processo eleitoral poderão ser feitas de 12 a 23 de dezembro de 2017, exclusivamente por meio do site BH faz Cultura. Podem se inscrever como candidatos pessoas físicas residentes em Belo Horizonte, com ou sem vinculação a associação, sindicato ou similar, que se dediquem há pelo menos dois anos às seguintes áreas culturais: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música ou patrimônio. Em janeiro de 2018, o processo eleitoral será concluído com a inscrição dos eleitores e votação on-line. Serão eleitos 12 representantes da sociedade civil, sendo dois de cada área cultural (um titular e um suplente), para o biênio 2018/2019.

 

A Câmara de Fomento à Cultura Municipal foi criada pela Secretaria Municipal de Cultura em substituição à antiga Comissão Municipal de Incentivo à Cultura. A formação da Câmara de Fomento será paritária, com 12 membros da sociedade civil – escolhidos por meio deste processo eleitoral – e 12 representantes do poder público. “A composição da Câmara de Fomento à Cultura Municipal é uma destas importantes etapas para que possamos ter, de fato, ampla participação do setor cultural nos processos de avaliação e direcionamento dos recursos e, portanto, considera-se de suma importância a efetiva participação da sociedade civil”, afirma Juca Ferreira, Secretário Municipal de Cultura.

 

Os integrantes da Câmara de Fomento serão responsáveis pela seleção dos projetos viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura por meio do Fundo Municipal de Cultura e do Incentivo Fiscal. O grupo também fará a análise de readequações aos projetos, prestação de contas, prorrogações de prazo, minutas de novos editais, entre outras funções. Os integrantes serão gratificados por cada uma das funções desempenhadas.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.