PBH promove capacitação para atendimento ao público LGBT

Mais de duzentas pessoas na rua segurando faixa com as cores do arco-íris, símbolo da luta LGBT. Foto: Divulgação PBH

PBH promove capacitação para atendimento ao público LGBT

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), está investindo na capacitação e treinamento dos trabalhadores da Rede Municipal de Saúde. Na próxima terça-feira, 17 de outubro, das 13h às 17h, terá início a “Capacitação em Atendimento ao Público: População LGBT”, que tem o objetivo de qualificar o atendimento prestado aos usuários dos serviços da Rede SUS-BH.

Participarão desta capacitação os trabalhadores da SMSA que recepcionam os usuários nos equipamentos de saúde, ou seja, que têm o primeiro contato com o público. Serão treinados 1.400 trabalhadores treinados até o final do ano, com turmas de até 100 pessoas. Esta capacitação é uma produção conjunta da Gerência de Educação em Saúde - SMSA - Diretoria de Políticas para a População LGBT, Diretoria de Assistência – Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) - e a Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais /FEAD, compondo um dos Projetos do Programa Bem-Vindo!

“Vamos iniciar o Programa Bem-Vindo com a capacitação direcionada ao público LGBT. Temos trabalhado para que travestis e transexuais de Belo Horizonte tenham assegurado o direito de usar o nome social nos atendimentos nas unidades de saúde da PBH. Entendemos que é importante capacitar os nossos trabalhadores para melhor acolher e atender esse público. Mas o programa vai abordar a melhoria do atendimento ao público em geral, em outras capacitações e ações que serão promovidas pela SMSA”, explicou a Gerente de Educação em Saúde/GEDSA, Cláudia Barcaro.

O “Programa Bem-Vindo!” atende à Lei Federal 13.460/2017 e ao Decreto Municipal 14.635/2011, e é composto por um conjunto de ações educativas que pretendem qualificar o atendimento à população. A capacitação será realizada na Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD (Av. do Contorno, 11.190 – Centro).