Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Recintos dos mamíferos do Zoológico de BH recebem melhorias

Escavadeira faz limpeza de área no ZoológicoFoto: Divulgação/PBH

Recintos dos mamíferos do Zoológico de BH recebem melhorias

criado em - atualizado em

Recinto dos hipopótamos

Na última quarta-feira, dia 7, a Fundação Zoo-Botânica de BH iniciou uma importante reforma em um dos recintos dos hipopótamos do Jardim Zoológico: a troca de concreto por grama, em um piso de 450 m². A intervenção visa à adequação desse espaço à exigência da Instrução Normativa do IBAMA nº 7, de 30 de abril de 2015, que institui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre sob cuidados humanos. 


Essa normativa, especificamente no anexo IV, apresenta as determinações para os jardins zoológicos quanto às instalações, medidas higiênico-sanitárias e segurança; apresentando, no item 3, requisitos a serem seguidos para os recintos destinados ao alojamento de mamíferos. De acordo com a normativa, os pisos desses recintos devem ser de terra com grama ou outra vegetação rasteira resistente.

Segundo a responsável pela Seção de Mamíferos do Jardim Zoológico da FZB-BH, Valéria Pereira, um dos recintos dos hipopótamos já estava conforme orienta a normativa, mas o outro recinto precisava ser adequado. “Essa intervenção era necessária e foi planejada. Por isso, é com satisfação que vemos a reforma acontecer”, disse.


Recinto dos rinocerontes


Nesta semana, também foram iniciadas obras em um dos recintos dos rinocerontes. Por meio de uma parceria com a empresa de telefonia celular Claro, o piso do recinto do fundo, onde se encontra o macho da espécie, chamado “Doran”, foi substituído por outro piso, feito de argila compactada. A troca foi necessária uma vez que o animal apresenta uma inflamação no casco das patas (pododermatite) que prejudica sua locomoção e, portanto, precisa de um piso mais macio. 


O recinto de “Doran” também irá receber outras melhorias, como a readequação na rampa de acesso à área de manobra, com redução da inclinação e colocação de um piso com acabamento adequado ao pisoteio do animal; construção de piscina de lama; e reforma de dois portões da área de manobra.


Segundo o presidente da FZB-BH, Homero Brasil Filho, “em consonância com a Seção de Mamíferos e com a Área de Bem-estar Animal do Jardim Zoológico, que possuem técnicas especializadas para garantir o bem-estar das diferentes espécies, essas reformas vão permitir maior conforto ao animal”. 


Recinto dos elefantes


Para celebrar o término da reforma dos portões da área de manejo do recinto dos elefantes africanos, o presidente da Fundação Zoo-Botânica convidou os funcionários da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), José Luiz Rocha e Luiz Carlos dos Santos, para um café da manhã de agradecimento pelo empenho na conclusão desse trabalho. 


O reconhecimento do bom serviço prestado foi estendido a toda equipe que atuou durante quase um mês no recinto dos elefantes e também ao coordenador do serviço, o engenheiro Cléber Alves Pinto, e ao técnico em Edificação, Joaquim Armelindo. 


“A criatividade e a boa vontade da equipe da Sudecap fizeram com que os portões do recinto voltassem a funcionar normalmente, facilitando o manejo dos elefantes e o deslocamento deles entre as áreas externas e de manobra”, afirma Homero Brasil. 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.