Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Seminário promove programa de educação da Assistência Social

Três pessoas na mesa de costas, em primeiro plano, e atrás o público de mais de cem pessoas lotando o teatro da Faculdade de Medicina da UFMGFoto: Divulgação PBH

Seminário promove programa de educação da Assistência Social

criado em - atualizado em

No dia 31 de outubro de 2017, das 9h às 17h, aconteceu o seminário inaugural do programa de educação permanente “SUAS Conexões”, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Assistência Social e da Universidade Federal de Minas Gerais.
 

A atividade deu início ao projeto de capacitação destinado aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Belo Horizonte (SUAS-BH), que acontecerá até agosto de 2018. O objetivo da formação é realizar um processo permanente de supervisão técnica com foco na qualificação da oferta de serviços e benefícios socioassistenciais.
 

O diretor da Gestão do Sistema Único de Assistência Social em Belo Horizonte, Domingos Sávio de Araújo, reforça o caráter de reflexão coletiva, compartilhamento de saberes e produção de conhecimento presente no SUAS Conexões, destacando a interdisciplinaridade do trabalho da Assistência Social na cidade. “Objetivamos o protagonismo e a autonomia do usuário do SUAS, e isso precisa ser trabalhado de forma séria. Só alcançamos a integralidade dos serviços oferecidos com constante formação e troca de experiências”, completa Sávio.
 

A professora do programa de pós-graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, da UFMG, Cristiane de Freitas Cunha Grilo, enfatiza a necessidade do trabalho conjunto da Saúde e da Assistência Social. “É de vital importância o entrelaçamento do trabalho do SUS e do SUAS para a construção de projetos vigorosos e potentes, que possam causar uma modificação efetiva na estrutura de atendimento dos usuários dos sistemas, de forma ampla e permanente”, afirma Cristiane.
 

O seminário contou com três mesas sobre os seguintes temas: a educação permanente como estratégia da gestão do trabalho no SUAS; a intersetorialidade e a multidimensionalidade da proteção social; e a ética como princípio das equipes de referência no SUAS: concepção e desafios da interdisciplinaridade.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.