Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Tênis é praticado em três parques municipais

Jogador de tênis em um dos parques municipais de BH que tem quadras para esta prática.Foto: Divulgação FPM/PBH

BH em Pauta: Tênis é praticado em três parques municipais

criado em - atualizado em
Estigmatizado como um esporte de elite, o tênis tem uma realidade diferente em Belo Horizonte. O rótulo excludente não se aplica bem ao esporte na capital mineira, considerando que a modalidade pode ser praticada gratuitamente em alguns parques públicos da cidade.


Na região da Pampulha, por exemplo, o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado dispõe de uma quadra de tênis, recentemente reformada, aberta aos visitantes. Nas tardes de sábado, é comum ver grupos de pessoas por lá, praticando tênis com orientação de voluntários que ensinam o esporte gratuitamente.


Por sinal, o tênis tem se tornado um dos esportes mais praticados no referido parque, ao lado da peteca. A procura pela quadra aumentou muito no último ano. “Depois que fizeram a reforma na quadra, as pessoas se interessaram mais pelo esporte”, comenta Fabiana, de 17 anos, estudante e moradora vizinha ao parque.


No Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na região central da cidade, há até uma associação de tenistas formada dentro do parque, que faz uso regular e até organiza campeonatos na quadra de tênis que é a mais antiga da cidade, com pouco mais de 90 anos. Por esta razão, os tenistas frequentemente se mobilizam para ajudar na manutenção do espaço.


“Na última grande reforma, em 2013, o parque contribuiu disponibilizando energia elétrica, água e recompondo o piso do entorno da quadra. O restante foi patrocínio da Associação de Tenistas do Parque. De lá para cá, foram feitos reparos de rotina. Graças a essa parceria, a quadra de tênis do Parque Municipal hoje está adequada ao padrão internacional”, afirma Tatiani Cordeiro, chefe do Departamento Centro da FPM.


Já na região Centro-Sul, a população pode usufruir da quadra de tênis do Parque das Mangabeiras, ao custo de R$31,95 por hora, conforme portaria FPM nº 007 de 5 de abril de 2017. No entanto, o Parque dispõe de dois paredões de tênis, estruturas similares a quadras de squash, onde o praticante de tênis pode se aquecer ou jogar sozinho contra a parede. Esses espaços têm uso gratuito e sem necessidade de reserva.


Confira as regras e horário de uso das quadras de tênis dos parques da cidade:
 

Parque

Dias

Horários

Procedimentos

Custo

Parque Municipal

Américo Renné Giannetti

terça a domingo

6h às 17h30

Verificar a disponibilidade de horários, presencialmente, com a administração. Cada grupo tem direito a uma hora de uso. Para reservar um horário, dois maiores de 18 anos precisam assinar um termo de responsabilidade com telefone e endereço. O parque cede apenas os espaços, não tendo equipamentos como bolas e raquetes de tênis para empréstimo.

 

Gratuito

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado

 

terça a domingo

7h às 18h

Não é necessário reserva prévia. O fechamento da quadra se dá juntamente com o Parque, às 18h. O parque cede apenas os espaços, não tendo equipamentos como bolas e raquetes de tênis para empréstimo.

 

Gratuito

Parque das Mangabeiras

terça a domingo

8h às 17h

 

Verificar a disponibilidade de horários presencialmente no Parque esportivo das Mangabeiras. São feitas reservas de, no máximo, 2 horas consecutivas. O horário limite para se iniciar uma reserva é às 16h10. Caso o interessado alugue a quadra por 1 hora apenas, ele pode pedir ampliação por mais 1 hora até 10 minutos antes do término da primeira hora, caso não haja fila de espera ou interessado no local. O parque cede apenas os espaços, não tendo equipamentos como bolas e raquetes de tênis para empréstimo.

R$31,95/hora


 

28/07/2017: Tênis nos parques - Fotos: Prisce Benício

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.