Projeto voluntário incentiva esportes da Região Oeste

Crianças jogam futebol em quadra. Foto: Carlos A. de Vasconcelos/PBH

Projeto voluntário incentiva esportes da Região Oeste

Parceria da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o projeto voluntário Bom de Bola, Bom na Vida é incentivador da educação social para crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, de 4 a 17 anos, residentes nas redondezas dos espaços públicos municipais, na região Oeste da cidade, em que as atividades esportivas são oferecidas gratuitamente.

Fundamentado no princípio da solidariedade, promoção humana e justiça social, o “Bom na Bola, Bom na Vida” proporciona aos participantes a oportunidade de ocupar o tempo com a prática de exercícios físicos, supervisionados voluntariamente por profissionais e auxiliares, que estabelecem rotinas de treinamentos para os inscritos.

Atualmente, cerca de 500 crianças e jovens são atendidos, mensalmente, com aulas de futsal, futebol de campo e atletismo nos bairros Salgado Filho, Buritis, Conjunto Estrela Dalva, Palmeiras, Jardim América, Vista Alegre, Comunidade da Ventosa e Barreiro. Regularmente, realizam ainda oficinas de leitura, jogos e brincadeiras, ações de conscientização e sensibilização ambiental e cidadã, entre outras atividades lúdico-educativas.

Morador do bairro Palmeiras, o jovem João Pedro Antunes Vieira, de 16 anos, é um dos mais antigos integrantes do projeto. Ele não perde uma aula sequer e ressalta a importância do projeto social em sua vida. “Muito bom, envolve não só futebol, mas também a sua vida escolar, a relação com a sua família, outros eventos como caminhadas que são realizadas, fora as oportunidades que surgem. Eu tenho o maior comprometimento, não tenho nenhuma vontade de largar e se durar pra sempre, quero continuar fazendo parte desse time”, revela.

Para o idealizador e fundador do projeto, Carlos Vasconcelos, conhecido como Karlinhos, a grande jogada foi acreditar no poder do esporte para contribuir na educação e formação de cidadãos mais humanos, conscientes e responsáveis. “O nosso grande objetivo aqui é ocupar o tempo livre das crianças e adolescentes com atividades físicas integradoras para afastá-los da marginalidade”.

Segundo ele, boa vontade e superação são fundamentais para vencer as condições socialmente vulneráveis impostas no cotidiano. “Precisamos de craques que queiram vencer as dificuldades do dia a dia com determinação, otimismo e comprometimento. É de passe em passe para os gols da vitória da vida que sempre levaremos a nossa bandeira com a mensagem de amor e paz”, enfatizou Karlinhos.

Colhendo frutos

Karlinhos sempre teve o sonho de desenvolver um projeto social. Nove anos após superar um câncer, cumpriu a promessa a seu filho de formar um time de futebol para reunir os amigos. Desse ‘embrião’ surgiu o “Bom na Bola, Bom na Vida”, com o propósito de levar a mensagem de aproveitar bem o tempo, com atividades saudáveis e agradáveis, e estreitar o relacionamento entre familiares e amigos.

Com a gradativa adesão de novas crianças, a proposta foi crescendo, começou a receber apoio, profissionalizar-se e não parou mais. Com a parceria da PBH, o trabalho voluntário tem sido reconhecido pelas inúmeras atuações e melhorias, especialmente na região Oeste de Belo Horizonte, tendo recebido muitas premiações – em outubro deste ano, foi finalista regional da 12ª Edição do Prêmio Itaú Unicef.

“Eu sempre digo que o bem que a gente faz é o nosso advogado. Sei que o esporte e a educação mudam a vida de uma pessoa. Vejo meninos que passaram pelas minhas mãos e hoje estão em faculdades, trabalhando. Esta é minha maior recompensa. Crianças não dão trabalho, dão frutos”, comemora Karlinhos.

Novo placar

Na terça-feira, dia 7 novembro, mais um espaço, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), foi adotado pelo o “Bom na Bola, Bom na Vida”. O futsal já está na quadra da avenida no bairro Salgado Filho, todas terças e quintas-feiras , a partir das 8h da manhã.

Confira a lista de locais das Aulas e Oficinas do Projeto Bom na Bola, Bom na Vida:

Dias e Horários

Complexo Esportivo Salgado Filho

Avenida Tereza Cristina, 6.849, bairro Salgado Filho.

Parque Aggeo Pio Sobrinho

Avenida Professor Mário Werneck,  2.961, Bairro Buritis.

Segundas e quartas-feiras.

Turno da tarde: a partir das 16h.

Quadras de Futsal SCCHP (Soc.Cond. Conj. Habitacional Paineiras) do Conjunto Estrela Dalva

Rua San Salvador, 51, Conjunto Estrela Dalva.

Terças e quintas-feiras.

Turno da noite: a partir das 18h.

Quadra Esporte Clube América Suburbano

Rua Campina Verde, 366, Bairro Salgado Filho.

Quadra de Futsal Tereza Cristina

Avenida Tereza Cristina, 6585, Bairro Salgado Filho.

Parque Ecológico Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas

Av. Ximango, 809, bairro Flávio Marques Lisboa.

Quartas e sextas-feiras.

13/11/2017. Bom na bola, bom na vida. Fotos: Carlos A. de Vasconcelos/PBH