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Projeto em Destaque

| atualizado em

Realização:

Prefeitura de Belo Horizonte
Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional
Universidade Federal de Minas Gerais (curso de nutrição)


Apoio:

Secretaria Municipal de Educação


O projeto “Educação Alimentar e Nutricional nas escolas: estratégias de promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional” foi idealizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SMASAN) e está sendo executado pela própria equipe da SMASAN em parceria com o curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde o início, a proposta foi aprovada pela Secretaria Municipal de Educação e tem recebido o apoio da equipe de monitores do Programa Saúde na Escola.


Trata-se de um estudo de diagnóstico e intervenção que está sendo realizado em três etapas:


-Execução do projeto piloto de intervenção em nove escolas municipais;

-Análise da intervenção e proposição de mudanças;

-Ampliação do projeto para as demais escolas da rede municipal.


O objetivo é a realização de ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar como estratégia para a promoção da saúde e garantia da segurança alimentar e nutricional. O principal enfoque do projeto é a utilização de ferramentas lúdicas como estratégia de apresentação de conteúdo, de diálogo e de valorização dos conhecimentos e das experiências dos públicos envolvidos:


-Pais ou responsáveis;

-Professores e assistentes do PSE;

-Alunos (4º ano do ensino fundamental);

-Cantineiras.
 

Os critérios de inclusão no estudo foram:


a) Participar do Programa Escola Integrada; 

b) Servir três refeições/dia; 

c) Possuir sistema de distribuição do tipo autosserviço.


A partir dos critérios acima, nove escolas foram sorteadas para participar do projeto piloto em 2013 (uma de cada regional):


Escola Municipal Professor Hilton Rocha (Regional Barreiro)

Escola Municipal Senador Levindo Coelho (Regional Centro Sul)

Escola Municipal Professor Domiciano Vieira (Regional Leste)

Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal (Regional Oeste)

Escola Municipal Professora Consuelita Cândida (Regional Nordeste)

Escola Municipal Carlos Gois (Regional Noroeste)

Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira (Regional Norte)

Escola Municipal Professor Amilcar Martins (Regional Pampulha)

Escola Municipal Gracy Vianna Lage (Regional Venda Nova)


Em 2014 o Projeto foi ampliado e as seguintes escolas participaram:


Escola Municipal Professor Domiciano Vieira (Regional Leste)

Escola Municipal Efigênia Vidigal (Regional Oeste)

Escola Municipal Gracy Vianna Lage (Regional Venda Nova)

Escola Municipal Amilcar Martins (Regional Pampulha)

Escola Municipal Hilton Rocha (Barreiro) 

Escola Municipal Senador Levindo Coelho (Regional Centro Sul)

Escola Municipal Professora Consuelita Cândida (Regional Nordeste)

Escola Municipal Acadêmico Vivaldi (Regional Norte)

Escola Municipal Carlos Góes (Noroeste)


Já em 2015, o Projeto teve continuidade com as seguintes escolas:


Escola Municipal Acadêmico Vivaldi (Regional Norte)

Escola Municipal Maria Silveira (Regional Norte)

Escola Municipal Profa. Efigênia Vidigal (Regional Oeste)

Escola Municipal Hugo Werneck (Regional Oeste)

Escola Municipal Domiciano Vieira (Regional Leste)

Escola Municipal Monsenhor João Rodrigues de Oliveira (Regional Leste)

Escola Municipal Senador Levindo Coelho (Regional Centro-Sul)

Escola Municipal Marconi (Regional Centro-Sul)

Escola Municipal Gracy Vianna Lage (Regional Venda Nova)

Escola Municipal Cora Coralina (Regional Venda Nova)

Escola Municipal Antônio Gomes Horta (Regional Venda Nova)

Escola Municipal Zilda Arns (Regional Venda Nova)

Escola Municipal da Vila Pinho (Regional Barreiro)

Escola Municipal Professor Hilton Rocha (Regional Barreiro)

Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira (Regional Noroeste)

Escola Municipal Profa. Consuelita Cândida (Regional Nordeste)

Escola Municipal Profa. Eleonora Pierucetti (Regional Nordeste)

Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares (Regional Nordeste)

Escola Municipal Pérsio Pereira Pinto (Regional Nordeste)

Escola Municipal Prof. Amilcar Martins (Regional Pampulha)

Escola Municipal Dom Orione (Regional Pampulha)

Escola Municipal Júlia Paraíso (Regional Pampulha)


Importante ressaltar que visando um trabalho continuado o Projeto retorna às escolas participantes por 03 edições.


No ano de 2016, o Projeto teve continuidade com as seguintes escolas:


E.M. Pérsio Pereira Pinto (Nordeste)

E.M Elisa Buzelin (Venda Nova)

E.M Antônio Gomes Horta (Venda Nova)

E.M Zilda Arns (Venda Nova)

E.M Renato Azeredo (Venda Nova)

E.M. Cora Coralina (Venda Nova)

E.M Maria Silveira (Norte)

E.M Florestan Fernandes (Norte)

E.M Júlia Paraíso (Pampulha)

E.M Dulce Maria Homem (Pampulha)

E.M. Lídia Angélica (Pampulha)

E.M Américo René Gianetti (Nordeste)

E.M. Professora Eleonora Pierucetti (Nordeste)

E.M. Monsenhor Artur de Oliveira (Noroeste)

E.M Marconi (Centro Sul)

E.M. Maria das Neves (Centro-Sul)

E.M João do Patrocínio (Oeste)

E.M Hugo Werneck (Oeste)

E.M Isaura Santos (Barreiro)

E.M Vila Pinho (Barreiro)

E.M Monsenhor João Rodrigues de Oliveira (Leste)


Passo a passo:


Para todos os públicos, são realizadas três etapas: sensibilização, intervenção e avaliação. 
 

Na etapa de intervenção educativa, são utilizadas diversas estratégias lúdicas de mobilização: contação de histórias, músicas, paródias, murais, jogos e rodas de discussão, como formas de representação dos assuntos abordados.


Os temas são os mesmos para todos os públicos, alterando a forma de apresentação das informações e da linguagem utilizada:


-Alimentação e saúde;

-Frutas, verduras e legumes;

-Desperdício e aproveitamento integral dos alimentos;

-Cuidados com higiene e conservação dos alimentos.


Todos os públicos envolvidos iniciam e terminam as atividades do Projeto participando da pesquisa coordenada pela UFMG a fim de verificar o entendimento inicial e a construção do conhecimento. Adicionalmente, as respostas, principais dúvidas e comentários dos participantes são devidamente avaliados.


A aceitação de cada oficina de alunos também é verificada por meio de entrevista. Todos os participantes recebem material didático apropriado (cartilhas, folhetos) e certificado de participação.


Eixo pais


Por meio de ligações telefônicas, os pais são convidados a participarem de uma entrevista, com a utilização de protocolos específicos, com questões sobre o consumo alimentar de seus filhos e da família. Nesse momento é fundamental sensibilizá-los para a importância do projeto e exaltar a importância do apoio às crianças e a continuidade da promoção da mudança dos hábitos alimentares no espaço familiar. Os pais também recebem no início das oficinas dos alunos, materiais informativos explicando o Projeto, bem como participam do evento de culminância onde seus filhos apresentam tudo o que aprenderam.


Uma das atividades propostas para os alunos é uma entrevista com os pais sobre hábitos alimentares com questões que estimulam a percepção e reflexão da alimentação em família.


Eixo professores e assistentes do PSE 


O primeiro momento com os professores e assistentes do PSE é de mobilização e sensibilização quanto à importância do projeto, sendo fundamental ouvir as expectativas e buscar o compromisso de todos com a execução do projeto.


Eixo alunos


Após a realização da avaliação antropométrica e do comportamento alimentar, os alunos do quarto ano do ensino fundamental participam de três oficinas educativas e um evento de culminância, com momentos teóricos e práticos, que incluem a utilização de jogos, contação de histórias e brincadeiras: 


Oficina 1: Alimentação Saudável

Oficina 2: Grupos de alimentos

Oficina 3: Circuito de Educação alimentar e nutricional com oficina culinária


Ao final de cada oficina, os alunos recebem uma "tarefa de casa", que é desenvolvida com o apoio dos professores e/ou pais, para apresentação no próximo encontro. São atividades lúdicas que colaboram na fixação do conteúdo e reflexão sobre o tema.


As oficinas têm o objetivo de estimular as crianças a perceberem a importância de adquirir bons hábitos alimentares desde a infância, mostrando que a alimentação é um ato prazeroso e importante para a saúde. 


Eixo cantineiras


Inclui várias etapas, que vão da sensibilização a responsabilização destes profissionais como agentes de saúde. As cantineiras participam de uma extensa investigação de dados (sociodemográfico, econômico, avaliação antropométrica, comportamento alimentar, conhecimento dos temas). Em seguida, compartilham das atividades pedagógicas com ênfase na alimentação saudável e nas boas práticas de fabricação.


Os temas são abordados de forma prática e dinâmica, com recursos didáticos que incluem álbuns seriados, trabalhos em grupo, jogos educativos e dramatizações, de forma que possamos promover a integração, estimular o conhecimento e desenvolver o senso crítico, gerando discussões construtivas para toda a equipe de trabalho nas cantinas escolares.


Material didático


Todos os participantes – pais, alunos e professores - recebem cartilhas, apostilas, folhetos e cartazes alusivos aos temas abordados.


Culminância


Ao final, é realizado um evento de culminância com a presença de todos os envolvidos no projeto (alunos, pais, professores, cantineiras). Os alunos, com a ajuda dos professores e monitores do PSE, preparam várias atrações lúdicas para abordagem dos temas (teatro, músicas, paródias, cartazes, jogral, etc). As apresentações nos permitem reconhecer a motivação e a ampliação do conhecimento dos alunos. Os depoimentos dos pais e professores demonstram a reflexão e a mudança de atitude para os cuidados com a saúde. Todos recebem certificados de participação.


Mecanismos de monitoramento e acompanhamento do projeto


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está realizando o estudo de diagnóstico e avaliando a efetividade das estratégias de arte mobilização utilizadas nas ações de EAN do projeto piloto. Antes e após cada intervenção nutricional é aplicado um questionário com o intuito de investigar os hábitos alimentares, consumo alimentar, percepção corporal e antropometria do aluno, além dos dados sociodemográficos e histórico de saúde. Esse estudo permitirá que verifiquemos o impacto do projeto acerca do comportamento alimentar do público envolvido, bem como possamos avaliar as estratégias utilizadas no Projeto. 


Galeria de fotos

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