Pular para o conteúdo principal

Nossas Práticas

| atualizado em

Oficina de Educação Alimentar e Nutricional

 

A Educação Alimentar e Nutricional começa em casa, com a família, e também acontece na escola, com professores e profissionais da educação. A escola desempenha um papel fundamental na formação de valores e estilos de vida, sendo, portanto, um espaço privilegiado para a construção de ações de promoção da saúde e de práticas alimentares saudáveis.


Nas oficinas de EAN, organizadas pela SMASAN, a metodologia é fundamentada na ideia de construção coletiva do conhecimento. Os temas são introduzidos a partir de momentos teóricos e práticos, cuja abordagem é participativa e dinâmica, o que favorece o diálogo e a mobilização das pessoas para a reflexão sobre a importância da alimentação saudável em todas as fases da vida. 


Local: na própria instituição/escola solicitante.
Público: alunos, pais, professores, funcionários (no caso de escola/creche/UMEI).
Número de participantes por oficina: 30 participantes.
Como acessar: enviar uma solicitação por escrito (pode ser por e-mail: educacaoalimentar@pbh.gov.br), com as informações da instituição e perfil do público.
Duração: pelo menos uma hora de atividade, ou mais, conforme disponibilidade do grupo e infraestrutura do local.


Principais assuntos abordados
 

-Alimentação e nutrição: ênfase na importância de uma alimentação variada, equilibrada e saudável, composta por todos os grupos de alimentos, e na redução do consumo de gorduras, açúcar e sal.

-Higiene e conservação dos alimentos: cuidados com a higiene, desde a escolha dos alimentos até o consumo das refeições.

-Culinária saudável: preparação de receitas econômicas e nutritivas, com base no aproveitamento integral dos alimentos e no consumo consciente.
 

Obs.: todos os participantes recebem material didático com cartilhas de receitas e dicas de nutrição, além de certificado de participação.


Contato


Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional
Gerência de Educação para o Consumo Alimentar 
Rua Tupis, 149, 3º andar, centro, Belo Horizonte, Minas Gerais - CEP: 30.190-060
Telefone: (31) 3277-4794
E-mail: educacaoalimentar@pbh.gov.br


Galeria de fotos
 



Circuito de Educação Alimentar e Nutricional

 

O Circuito de EAN é o mais novo projeto que integra as ações de mobilização e educação alimentar e nutricional da SMASAN. O objetivo é promover a escolha saudável dos alimentos, dando ênfase à importância de uma alimentação variada, equilibrada e saudável, composta por todos os grupos de alimentos, e na redução do consumo de gorduras, açúcar e sal; aos cuidados com higiene, além de valorizar a importância da atividade física. Com esse trabalho, pretende-se ainda valorizar e fortalecer a construção de projetos escolares relacionados à promoção da alimentação saudável e da saúde.


O Circuito de EAN acontece no Banco de Alimentos da SMASAN, onde os alunos são divididos em grupos e circulam por três atividades, sendo:


1. Oficina de Culinária Saudável: na cozinha, usando toucas e aventais, os alunos são orientados sobre a dinâmica do preparo do alimento, a escolha dos ingredientes, a quantidade, o preparo e o tempo de espera, aprendendo a conciliar nutrição, saúde e culinária.


2. Vídeo e dinâmica com nutricionista: apresentação de vídeo e debate sobre o tema veiculado: higiene, alimentos natuais e processados, além de jogos interativos e bate papo para esclarecer dúvidas.


3. Visita orientada ao Banco de Alimentos: dialogando sobre o caráter social do projeto, reforçando a questão do combate ao desperdício, incentivo às hortas, valorização dos alimentos e o que eles representam na vida das pessoas.


Culminância


Ao final, todos os grupos se encontram num único espaço para um lanche coletivo, entrega de material didático/educativo e dos certificados de participação (quando o Circuito de EAN for realizado na parte da manhã, o lanche será oferecido antes do início das atividades).


Local: Banco de Alimentos (rua Tuiuti, 888, Padre Eustáquio).
Público: alunos da Rede Pública Municipal, do primeiro e segundo ciclos.
Número de alunos por dia: mínimo de 30 e máximo de 50 alunos.
Transporte: por conta da escola.
Pré-requisito: a escola precisa ter um projeto com a temática.
Como acessar: enviar uma solicitação por escrito (pode ser por e-mail: educacaoalimentar@pbh.gov.br), com as informações da instituição e perfil dos alunos, além de cópia do projeto desenvolvido na escola.
Duração: de duas horas e trinta minutos a três horas, no total.


Contato


Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional
Gerência de Educação para o Consumo Alimentar 
Rua Tupis, 149, 3º andar, centro, Belo Horizonte, Minas Gerais - CEP: 30.190-060
Telefone: (31) 3277-4794
E-mail: educacaoalimentar@pbh.gov.br 


Galeria de fotos

 


Guia do Educador

 

O “Guia do Educador: promovendo a educação alimentar e nutricional nas escolas” foi desenvolvido pelas equipes técnicas da SMASAN e da Universidade Federal de Minas Gerais, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de incentivar e fornecer subsídios aos professores para o fortalecimento e planejamento de ações de Educação Alimentar e Nutricional no âmbito escolar.  


O Guia foi estruturado em  unidades temáticas que apresentam informações sobre as diferentes dimensões da alimentação e nutrição, conforme a seguir: 


1. A escola como ambiente de promoção da saúde

2. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

3. Princípios de uma alimentação saudável

4. Funções dos alimentos

5. Transição Nutricional: o que é?

6. Higiene, armazenamento e conservação dos alimentos

7. Desperdício e aproveitamento integral dos alimentos

8. Alimentação e regionalização

9. Rotulagem dos alimentos

10. Influência da mídia nos hábitos alimentares

11. Educação Alimentar e Nutricional nas atividades escolares: sugestões práticas


Acesse o Guia do Educador
 



Projeto em Destaque

 



Publicações

 

A Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SMASAN) possui várias publicações de caráter educativo, com receitas, informações e atividades pedagógicas que envolvem alimentação, nutrição e saúde, na perspectiva da promoção de práticas alimentares saudáveis. Todos esses materiais são distribuídos nas oficinas e no circuito de EAN.


Em 2014, a SMASAN também realizou o lançamento da revista “Científica SAN”, onde apresenta, a partir da pesquisa de campo, o estudo de vários temas relacionados às experiências e ações de segurança alimentar e nutricional em Belo Horizonte. A publicação terá edição anual. 

Os arquivos digitais estão disponíveis aqui para sua consulta. Basta clicar abaixo:


Cartilhas


Folders


Cartazes


Revista Científica SAN

Voltar