“BH Skate Invasion” agita o Parque Lagoa do Nado

A primeira edição do “BH Skate Invasion” acontece neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de junho, no Parque Fazenda Lagoa do Nado (Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã).

O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Fundação de Parques Municipais, e em parceria com atletas da cidade. O “BH Skate Invasion” contará com as presenças de duas lendas do skate mundial, Mike McGill e Christian Hosoi.

O campeonato terá a participação de 100 atletas. As disputas começam às 9h deste sábado, e os dois melhores skatistas de cada categoria (Mirim, Iniciante, Feminino, Amador, Master, Grand Master, Legend e Grand Legend) se classificam para a final, que será disputada no domingo.

Os finalistas serão divididos em duas equipes, capitaneadas por Hosoi e McGill. Além das provas das diversas categorias, o evento contará com escolinha de skate, apresentações de DJs, intervenções de grafiteiros e a presença de food trucks.

Christian Hosoi, junto de outra lenda, Tony Hawk, foi o skatista mais popular da década de 1980. Do talento de Hosoi, originaram-se duas manobras, a “Christ Air” e a “Rocket Air”, que até hoje são replicadas por praticantes do esporte em todo o planeta. Já a manobra “McTwist” deve seu surgimento ao talento de Mike McGill, que, também nos anos 80, integrou a elite do skate mundial. Durante o “BH Skate Invasion”, quem estiver presente na pista do Parque Fazenda Lagoa do Nado vai conferir essas e outras manobras radicais.

O evento está sendo organizado por atletas da geração "old school" de BH, como Alexandre Dota, Cleiber Binha, Márcio Oya e o músico John Ulhoa, guitarrista da banda Pato Fú. O “BH Skate Invasion” tem como principais objetivos a inclusão social, por meio da ocupação do parque público e a inserção da capital mineira no mapa do skate mundial, com a presença de estrelas internacionais do esporte.

"Graças a um trabalho feito em parceria com a Fundação de Parques Municipais e com os atletas, realizaremos o maior evento de skate já visto em BH. Queremos tirar os parques do estado de abandono para reocupá-los em benefício da população", diz Bebeto de Freitas, secretário municipal de Esporte e Lazer.

Gif animado de silhueta de skatistas fazendo manobras com o logotipo do evento "BH Skate Invasion" ao centro.