Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Ioga nos Parques

Mais de dez pessoas fazem pose de Ioga em gramado de parque durante o dia.Foto: FPM/PBH

BH em Pauta: Ioga nos Parques

criado em - atualizado em
Filosofia que trabalha o corpo e a mente com exercícios e meditação, a Ioga pode ser praticada gratuitamente em alguns parques municipais de Belo Horizonte. As atividades são oferecidas pela Prefeitura, por meio de parcerias entre a Fundação de Parques Municipais (FPM) e associações que ministram as aulas. O objetivo do projeto é levar a prática da Ioga para o espaço aberto, ao ar livre, proporcionando aos adeptos contato com a natureza enquanto cuidam da saúde.
 

No Parque da Serra do Curral, o projeto “Praticando aos Domingos”, que acontece desde 2015, vem atraindo de 150 a 300 participantes por aula. O projeto é realizado aos domingos, das 10h às 11h. Yara Costa, de 32 anos, esteve no parque e foi surpreendida com a atividade. “Moro aqui ao lado e, como estava em intercâmbio no exterior há mais de um ano, não sabia que era uma atividade permanente do parque. Adorei a ideia e a Ioga em si, que nunca tinha praticado”, comenta ela.
 

Segundo Marconi Gomes, médico cardiologista esportista que desde 2016 vem receitando aos pacientes a participação nas aulas gratuitas oferecidas no parque, a prática é um ótimo exercício físico para trabalhar a musculatura, a flexibilidade e o alongamento, além de contribuir para a boa postura do corpo.
 

“Incentivo meus pacientes a participarem das aulas de Ioga no parque porque a atividade proporciona vários benefícios para saúde física e mental. Além disso, praticando ao ar livre e em grupo, é possível estreitar relacionamento com outras pessoas, fazer amizades e compartilhar experiências em um ambiente natural e tranquilo”, explica.
 

De acordo com Vicky Fernandes, professora de Ioga e fundadora do projeto “Praticando aos Domingos”, as aulas têm como objetivo proporcionar a socialização da Ioga, tornando a prática mais acessível para as pessoas. “As aulas no parque iniciaram com o intuito de tornar a modalidade conhecida e acessível à população, além de ser uma oportunidade de compartilhar experiências em um momento de paz e tranquilidade. O projeto ensina a prática corporal em grupo, com técnicas de fácil execução que envolvem o autoconhecimento e o autodesenvolvimento junto à natureza”, explica.
 

Além da Ioga, também é ensinada a Hatha Ioga, uma modalidade que explora um conjunto de técnicas físicas aliadas à postura e respiração. Para participar das atividades é recomendado usar roupas leves e levar uma toalha ou tapete para maior conforto durante os exercícios.



Confira outros parques que oferecem a atividade:



- Parque Municipal – 1º e 2º domingo (informações: 3277.4161)

Av. Afonso Pena, 1377, Centro

- Parque Lagoa do Nado – 1º e 3º domingo (informações: 3277.7321)

Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã

- Parque Rosinha Cadar – 3º domingo (informações: 3277.4161)

Rua Rodrigues Caldas, 315/Rua Matias Cardoso, 126, Bairro Santo Agostinho

- Parque Serra do Curral – todo domingo (informações: 3277.8100)

Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951, Bairro Mangabeiras

 

28/06/17. Yoga nos parques de BH. Fotos: Divulgação/FPM

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.