O adolescente Diego Douglas Honorato, que trabalha na Secretaria Municipal de Governo e integra o Programa de Promoção ao Adolescente Trabalhador – Ppat, participou, nos últimos dias 4 e 5 de setembro, do I Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ENAPETI).
O jovem, que tem 17 anos, viajou a Fortaleza representando o Estado de Minas Gerais, por indicação do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente de Minas Gerais - Fectipa, a convite do Ministério Público do Trabalho do Ceará, sendo este último o organizador do evento.
Durante a viagem, Diego teve ao seu lado a presença da técnica Sabrina Pereira Cruz que realiza o acompanhamento do seu desenvolvimento nas áreas familiar, educacional e profissional. Para o estudante, participar do encontro foi uma oportunidade de conhecer a experiência de outros adolescentes e ainda construir novas redes de relacionamento. “Foi legal saber que no país inteiro existem jovens com este histórico de trabalho infantil e que hoje, assim como eu, usam a sua voz para divulgar e pedir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe o trabalho infantil”, contou.
O Ppat é um programa da Subsecretaria de Assistência Social. Por meio dele, cerca de 170 adolescentes, entre 16 e 18 anos, desenvolvem trabalho remunerado e supervisionado no contraturno escolar. O programa permite uma contratação por até dois anos e recebe jovens encaminhados pelos serviços socioassistenciais para trabalhar em diversos setores da Prefeitura, tanto na administração direta, como na indireta.