Com 98 % de índice de satisfação, BH Resolve comemora 7 anos

A Central de Atendimento BH Resolve fez aniversário no sábado, dia 09 de setembro. Em sete anos de existência, a unidade, que conta com atendimento de 16 instituições e disponibiliza 700 serviços aos cidadãos de BH, comemora os números alcançados. São mais de quatro mil atendimentos diários que, desde sua inauguração até agora, somam mais de 7 milhões de atendimentos à população da capital mineira.

Segundo o subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, outro ponto a ser festejado é o índice de satisfação, superior a 98%. Ele explica que  esse indicador é medido por meio de avaliação realizada pelo munícipe após o atendimento e contribui para a gestão melhoria contínua dos serviços prestados. “Em virtude dessa excelência na prestação de serviços e das práticas organizacionais adotadas, o BH Resolve se tornou referência para outras cidades”, destaca Jean.

O depoimento de Murilo Moura, morador do Barroca, confirma tais números de satisfação. “Já vim por causa de cartão BH Bus e justificativa de multas e nos dois casos o atendimento foi excelente. Além de resolver rápido, o local possui uma estrutura muito boa”, conta Murilo.

Juliana Vieira mora no bairro Goiânia e também aprovou o atendimento. “Trouxe minha filha para tirar o título de eleitor. Foi a primeira vez que venho aqui e achei o atendimento muito bom. A localização também é ótima, já que meu ônibus para na porta”.

Para o gerente da Central de Atendimento Presencial do BH Resolve, Juliano Pimenta, esse retorno do cidadão é muito positivo. “Isso demonstra diz que estamos no caminho certo. Mesmo assim, procuramos sempre melhorar nosso nível de atendimento. Esperamos continuar proporcionando à população o atendimento de qualidade que ela merece”, disse o gerente.

Serviços ofertados

Dentre as demandas mais procuradas na unidade estão os serviços da Transfácil, relacionado ao cartão de gratuidade para transporte; vagas de emprego, disponibilizadas pelo SINE; e serviços das Secretarias de Finanças, Regulação Urbana e da BHTRANS.

No espaço, o cidadão também encontra serviços na unidade que são oferecidas por instituições de fora do Poder Publico municipal em parceria com a PBH tais como o cadastro biométrico do TRE e totem de autoatendimento com serviços estaduais ambos disponibilizados em 2017.

Um grande avanço ocorrido neste ano foi o agendamento dos atendimentos do Procon. O consumidor que procura os serviços dessa unidade é atendido com dia e hora marcados, o que proporciona mais comodidade e conforto. A  Central do BH Resolve também atende a demandas sazonais, em parceria com outras secretarias municipais. Recentemente, o cadastro de ambulantes que trabalharam no carnaval foi realizado nas dependências da central. Nesse período, foram realizados aproximadamente dez mil  atendimentos referentes a esta demanda.

Acesso pela Internet

Ao longo dos anos o BH expandiu seu alcance de atendimento e, além da unidade física, localizada na área central da capital, também oferta serviços por meio do telefone 156, pela Internet e pelo aplicativo BH Resolve Mobile.

Os números demonstram um crescimento significativo de usuários que estão optando pelas facilidades do aplicativo. O Mobile obteve um acréscimo acessos de 46,34% no primeiro semestre deste ano e  possui como diferencial o georeferenciamento. Com ele, todas as solicitações podem ser encaminhadas com fotos e localização geográfica, o que facilita o processo.

O Mobile disponibiliza 28 serviços, cujos sistemas de atendimento registram as solicitações e as encaminham automaticamente para as unidades responsáveis. No momento do registro da demanda, o cidadão recebe um protocolo para acompanhamento do pedido. Este número permite a verificação da tramitação do serviço em relação ao prazo de execução.

O subsecretário Jean  explica que o Mobile oferece vantagens que fazem com que as pessoas migrem gradativamente dos serviços telefônico e presencial para o aplicativo. “Ele  permite que o cidadão faça o pedido de qualquer lugar e a qualquer hora e dia da semana. Além disso, traz mais agilidade ao acesso dos serviços públicos e proporciona maior transparência na relação entre a PBH e os cidadãos, já que todo processo pode ser acompanhado em tela”, ressalta Jean, que acrescenta que a prefeitura trabalha para ofertar cada vez mais serviços aos cidadãos em plataformas digitais de forma que ele não precise se deslocar para apresentar suas demandas a PBH.