Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Filhote de lobo-guará nasce no Jardim Zoológico de BH

Lobo-guará e filhote recém-nascido.Foto: Suziane Fonseca/PBH

Filhote de lobo-guará nasce no Jardim Zoológico de BH

criado em - atualizado em

A chegada de lobos-guará (Chrysocyon brachyurus) ao Jardim Zoológico da Fundação de Parque Municipais e Zoobotânica, no mês de julho, trouxe uma bela surpresa: uma das duas fêmeas vindas do Criadouro Científico de Fauna Silvestre da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), de Araxá, estava grávida e seu filhote, de uma espécie considerada “vulnerável”, conforme a classificação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nasceu no final de agosto. Com quase dois meses, o filhote ainda recebe os cuidados da mãe e já começa a apresentar comportamentos próprios da espécie.
 

Vale ressaltar que o Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica participou, em 2008, da elaboração do Plano de Ação para a Conservação do Lobo-guará que teve como objetivo reunir especialistas de vários países para definir estratégias compartilhadas e propor ações em prol da conservação dessa espécie.

 

Características

O lobo-guará é o maior canídeo sul-americano, com peso entre 20 e 30 kg. A espécie tem características morfológicas peculiares entre os canídeos, como patas longas e finas, pelos longos laranja-avermelhados e orelhas grandes. Possui uma crina negra no dorso, mesma cor do focinho, das patas dianteiras e mais da metade das patas traseiras.

 

Curiosidades

É mais ativo nas primeiras horas da noite, quando anda até 25 km à procura de alimento. Mamífero solitário, forma casal apenas no período de reprodução. Ocorre no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.


Animal onívoro: Alimenta-se de pequenos animais e frutos do cerrado, como o fruto da lobeira.
 

Reprodução: A gestação dura cerca de 2 meses. Nascem de 2 a 4 filhotes com pelos pretos no corpo e a ponta da cauda branca. Aos 6 meses, apresentam a coloração dos adultos.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.