Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Hospital do Barreiro amplia leitos e melhora atendimento

Hospital do Barreiro amplia leitos e melhora atendimento

criado em - atualizado em

O pedreiro Jair Antônio da Rocha aguardava por uma vaga para ser submetido a uma cirurgia de retirada de dois parafusos no joelho esquerdo. A esposa, Paula Francisca de Castro Rocha, conta que foi um alívio quando eles receberam a notícia de que a vez do marido havia chegado. “O atendimento é ótimo”, elogia Paula, referindo-se ao Hospital do Barreiro, como é popularmente conhecido o Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro.


Jair conseguiu a cirurgia graças aos 99 leitos abertos no fim do mês de agosto, pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que fez a fila andar. “O mais importante para nós é conseguir aumentar o acesso da população a cirurgias, internações clínicas e exames dos quais ela precisa tanto”, afirma Maria do Carmo, diretora-executiva do Hospital do Barreiro.


O balanço de um mês de funcionamento do hospital com os novos leitos é muito positivo. O número de internações aumentou 53,5% em setembro. Antes, eram 342 internações, em média, por mês. Com os novos leitos, o número subiu para 525.


O número de cirurgias eletivas, aquelas que são marcadas com antecedência, cresceu mais que o dobro. Sem os 99 novos leitos, eram feitas 133 cirurgias por mês. Em setembro, o número registrado foi de 291, ou seja, um aumento de 118,7%.


Com os exames de imagem como ultrassonografia, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia, raio-X e tomografia não foi diferente. Houve um aumento de 73,4% logo nesse início. Antes, eram realizados 1.918 exames por mês. Já foram feitos 3.327.


O mecânico Cristiano Antônio Barbosa também foi chamado para a realização de uma cirurgia. Ele rompeu o ligamento do polegar da mão esquerda e estava sem trabalhar, à espera de uma vaga. “A abertura desses leitos foi muito importante. Um excelente hospital. A estrutura é muito boa mesmo”, comenta o mecânico.


“Nós sabemos o que é uma espera de um paciente em um corredor de hospital por um atendimento mais digno e qualificado. Então, para a direção de um hospital, isso é uma realização. Isso coroa a trajetória da gente como trabalhadora do SUS”, celebra a diretora-executiva Maria do Carmo. “Gosto muito de trabalhar aqui, principalmente de ajudar as pessoas. A maior gratidão da gente é quando o paciente recebe alta e ele agradece. Isso é tudo de bom”, relata a enfermeira Patrícia Heitmann.

 

03/10/17. Balanço de leitos do Hospital do Barreiro-HMDCC. Fotos: Amira Hissa/PBH

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.