Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Patrulha Escolar ensina forma consciente de empinar pipa

Cerca de quatro crianças são auxiliadas por guarda municipal sobre como soltar pipa de maneira segura na área externa do Mineirão.Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Patrulha Escolar ensina forma consciente de empinar pipa

criado em - atualizado em

A cena vista pelas pessoas que passaram pela esplanada do Estádio do Mineirão, na Pampulha, na manhã  de terça-feira, 22 de agosto, mostrou que é possível reunir diversão e prevenção em um só evento. A Guarda Municipal de Belo Horizonte, por meio da Patrulha Escolar, promoveu uma festa de cores ao levar um grupo de 77 crianças entre seis e 13 anos da Escola Municipal Hilda Rabelo Matta, do Bairro Heliópolis, até o local para ensiná-las a empinar pipas de maneira correta: sem uso de cerol ou linha chilena e longe da rede elétrica.

 

A ação fez parte da Campanha Cerol Mata!, lançada pela Prefeitura de Belo Horizonte, na segunda quinzena de julho, com objetivo de alertar sobre o risco que o uso de linhas cortantes representa para a vida das pessoas. Desde então a Guarda Municipal passou a realizar palestras em escolas, parques e praças, informando também, sobretudo, aos jovens, sobre as leis que tratam do assunto e as punições a que os responsáveis estão sujeitos.

 

Somente do dia 9 de julho até o momento, as rondas educativas e atendimentos de denúncias recebidas pela Guarda Municipal de BH pelo telefone 153 já resultaram na apreensão de 2.032 latas envoltas em cerol ou linha chilena pelas ruas da cidade. Segundo o subinspetor Hudson Candeias, coordenador da Patrulha Escolar, os trabalhos permanecem ininterruptos, visando retirar cada vez mais as linhas cortantes de circulação.

 

Os papagaios empinados nesta terça-feira foram confeccionados pelas próprias crianças, durante uma oficina de pipas realizada na escola, no dia anterior. Na ocasião, elas foram orientadas a utilizar varetas de bambu e papel de seda para construir o brinquedo, por se tratarem de materiais de fácil decomposição, não causando danos ao meio ambiente. “Ontem fiz meu primeiro papagaio. E hoje será a primeira vez que empino um. Estou achando muito divertido e é bom saber que fazendo do jeito certo, ninguém irá se machucar”, declarou a estudante do 4º ano, Camila Rodrigues Silva Santos, de nove anos, no meio da brincadeira.

 

Ainda meio atrapalhada com a pipa devido ao vento intenso, Ingrid Reis de Oliveira, de 10 anos, também do 4º ano, fez questão de dizer já tem costume de empinar papagaios. “Os guardas ensinaram que a gente não pode usar cerol e nem linha chilena. Tem que ser a linha branca. E também que temos que brincar longe da rede elétrica”, repetiu, mostrando que aprendeu bem a lição.

 

A luta contra o uso de linhas cortantes tem a participação também da Defesa Civil Municipal e das secretarias municipais de Saúde e da Educação. A Guarda Municipal vem realizando também blitz para distribuir antenas de proteção e orientar motociclistas sobre os tipos mais comuns de ferimentos causados pela linha chilena ou com cerol, como cortes profundos no pescoço, além de ferimentos nos braços e rosto, que são agravados pela queda de motos em movimento.
 

 

22/08/2017. Guarda Municipal de Belo Horizonte promove na esplanada do Mineirão "Dia de Brincar": Empinando Pipas com segurança. Fotos: Rodrigo Clemente/PBH.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.