Defesa Civil capacita alunos da Academia de Bombeiros de MG

Bombeiros em treinamento em imóvel Foto: Róger Victor/PBH

Defesa Civil capacita alunos da Academia de Bombeiros de MG

A Defesa Civil de Belo Horizonte inicia a preparação para o próximo período chuvoso. Alunos do curso de habilitação de oficiais do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais receberam, nesta segunda-feira, dia 19, orientações sobre a percepção de riscos e patologias estruturais.

“A parceria entre as instituições é fundamental para que a cidade de Belo Horizonte possa ser mais resiliente”, afirma Coronel Lucas, coordenador da Defesa Civil Municipal.

A Defesa Civil auxilia e complementa a formação dos futuros oficiais do Corpo de Bombeiros, revela o Capitão Moises Magalhães, instrutor da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais. “É uma oportunidade ímpar estar aperfeiçoando a percepção de riscos. Os conceitos que são ministrados em sala de aula são associados com a prática do dia a dia”.

Treinamento

Em outubro, a Academia de Bombeiros Militar recebe mais uma vez os servidores da Prefeitura de Belo Horizonte e moradores voluntários das áreas de risco para treinamentos de ações preventivas, incluindo oficinas de primeiros socorros; atitudes adequadas em situações que envolvem rachaduras e sinais de desabamentos; comportamentos de segurança; nós e amarrações; lançamento de cordas; regras para salvamento em enchentes e desabamentos.

Além da capacitação para enfrentamento do período de chuvas, a Prefeitura desenvolve diversas ações permanentes de prevenção e proteção da população contra o risco de desastres.  Durante todo ano, são realizadas vistorias nas moradias situadas em áreas de risco geológico, além de limpeza de bocas de lobo e galerias.