BH em Pauta: Alunos da região Norte venceram Copa Centenário

Cerca de seis jogadores mirins, dentre eles alunos do programa Esporte Esperança, seguram taça da categoria infantil da Copa Centenário.Foto: Vilma Tomaz/PBH

BH em Pauta: Alunos da região Norte venceram Copa Centenário

Campeão da categoria infantil da Copa Centenário de Futebol Amador 2017, o São Bernardo Futebol Clube é composto, em grande parte, por alunos da escolinha de futebol do programa Esporte Esperança, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). São crianças que residem nos bairros São Bernardo, São Tomaz e Heliópolis, região Norte da capital.

O título do São Bernardo foi conquistado na manhã chuvosa do último sábado, dia 28 de outubro, no campo do Santa Cruz. Após empate por 0 a 0 com o Colo-Colo, o São Bernardo levou a melhor na decisão por cobrança de pênaltis.

O taxista Joden Moisés de Castro é pai de um dos meninos campeões. O filho dele é João Victor de Castro, de 13 anos, morador do Bairro São Tomaz e aluno da escolinha desde 2013. “Se a Prefeitura não bancasse essas aulas, eu teria que desembolsar, mensalmente, cerca de R$ 150 para meu filho tentar realizar o sonho dele e o meu também, de construir uma carreira de jogador profissional”, afirma Joden.

Para outro garoto campeão, Luiz Gustavo Dutra, 15, morador do bairro São Bernardo, filho de mecânico e mãe desempregada, a gratuidade e a qualidade das aulas da escolinha são importantes incentivos para a prática esportiva na comunidade. “Este troféu me dá visibilidade e mais ânimo para continuar investindo no meu sonho de jogador de futebol”, explica.

Mãe do também campeão Arthur Antônio dos Santos, 14, a auxiliar de escritório Rosana Aparecida Antônio, moradora do bairro Heliópolis, destaca a função social e educativa da prática de esportes como complemento ao ensino escolar. Arthur estuda na Escola Municipal Hilda Rabelo. “Desde os 10 anos que meu filho frequenta a escolinha que fica perto da minha casa. A paixão dele pelo futebol e a frequência assídua na escolinha me deixam tranquila quando estou trabalhando, pois sei que meu filho está em ambiente saudável”, observa.

Como toda conquista épica merece um tempero especial, o técnico da equipe campeã, Naiderson Cristiano Isalino, estagiário especial do programa Esporte Esperança, acredita que o fato de ter exibido para os meninos um vídeo motivacional, na noite anterior ao jogo, (sexta), foi decisivo para o título. “Na hora do jogo, os meninos colocaram em prática a filosofia do filme ‘Desafiando Gigantes’: nunca desista, nunca volte atrás e nunca perca a fé. Tal qual no filme, o adversário Colo-Colo fez o papel do gigante e nós, as formiguinhas, ganhamos dele”, diz o treinador.

Inscrições

A Copa Centenário é promovida pela PBH, assim como o programa Esporte Esperança, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O objetivo do programa é a democratização do acesso ao esporte educacional para crianças e adolescentes de Belo Horizonte, contribuindo para a formação esportiva, para a construção de valores éticos e para a melhoria da qualidade de vida.

Atualmente, o Esporte Esperança desenvolve atividades de futebol, vôlei, futsal e handebol em vários núcleos distribuídos nas nove regionais da capital. No bairro São Bernardo, a escolinha de futebol está localizada no próprio campo do São Bernardo, à rua Edna Quintel, 50, e funciona as terças e quintas, de 14h30 as 17h.

“Nosso objetivo sempre foi ampliar o acesso ao esporte e lazer como direitos sociais. Além disso, sabemos do potencial educativo do esporte e sua contribuição na formação integral das crianças e dos adolescentes”, afirma Fabiano Sena Peres, diretor de formação esportiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

As famílias interessadas em inscrever os filhos no programa Esporte Esperança devem comparecer pessoalmente aos locais de realização das atividades para preenchimento de ficha. Mais informações pelos telefones 3246-5098 e 3246-5095.

31/10/2017. Jogo Colo-Colo x São Bernardo. Fotos: Vilma Tomaz/PBH